Divulgação

Roberto Salles e a vice-reitora da Universidade Fudan, Yin Dongmei, assinam o convênio bilateral

A diretora de Relações Internacionais da UFF, Lívia Reis, com a comitiva chinesa

UFF estreita relações com a China visando à cooperação bilateral
5/8/2014
Renata Cunha

Durante o 3º Encontro de Reitores do Universia, ocorrido nos dias 28 e 29 de julho, no Rio de Janeiro, o reitor da UFF, Roberto Salles, assinou um convênio bilateral com a Universidade de Fudan, na China. Dentre as ações de parceria previstas, está o estabelecimento, na UFF, do Centro de Estudos sobre os Brics, formado por universidades dos cinco países-membros dos Brics (Brasil, África do Sul, China, Índia e Rússia) e coordenado pela Universidade de Fudan.

No dia 31 de julho, uma comitiva da Universidade de Fudan visitou a UFF, com o objetivo de aprofundar os laços e tratar dos primeiros detalhes dessa parceria. “Com essa ação, aliada ao estabelecimento do Instituto Confúcio na UFF, nossa universidade estará dando um grande passo para estreitar cada vez mais relações com a China”, afirmou a coordenadora de Relações Institucionais da Diretoria de Relações Internacionais da UFF, Renata Mancini.

O Instituto Confúcio, citado pela coordenadora, é uma entidade de caráter público, sem fins lucrativos, estabelecida pelo governo da China a fim de propagar o ensino do mandarim e difundir a cultura local. Em julho, a presidente Dilma Rousseff assinou com o governo chinês 32 acordos de cooperação nas áreas de educação, infraestrutura, tecnologia e transportes. Dentre as ações previstas, está a instalação de unidades do Instituto Confúcio em universidades federais brasileiras, para intensificar o intercâmbio acadêmico e cultural entre os países signatários.