Professora do Puro desenvolve cartilha sobre prevenção de câncer de colo de útero
13/3/2014
Renata Cunha (SCS) / Divulgação Puro

Com um grupo de estudantes e outros docentes, a professora do curso de Enfermagem Lidia Soares, do Póolo Universitário de Rio das Ostras (Puro), desenvolveu a cartilha "Conversando sobre câncer de colo do útero: a prevenção da doença e orientações gerais para a promoção da saúde", em apoio à Campanha Nacional de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), iniciada no dia 10 de março pelo Ministério da Saúde. O material foi produzido após dois anos de trabalho.

--> Acesse a cartilha.

"O objetivo da cartilha é disseminar informações às mulheres usuárias dos serviços de saúde sobre o câncer de colo. O trabalho é fruto de um projeto de ensino interdisciplinar e envolveu a participação de docentes e discentes do polo. A publicação tem uma linguagem simples e formato de revista em quadrinhos, algumas ilustrações e orientações sobre a doença", esclareceu Lídia Soares.

A professora espera que a cartilha possa orientar mulheres e auxiliar profissionais de saúde na divulgação das principais medidas de prevenção do câncer de colo do útero, além de outras orientações para a promoção da saúde integral das mulheres. O vírus HPV é o principal causador do câncer de colo de útero.

Na Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo, formado por cerca de 5,2 milhões de garotas de 11 a 13 anos, que serão vacinadas em postos de saúde e escolas públicas e privadas.

A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. Em relação ao câncer de colo de útero, a estimativa é que 270 mil mulheres morrem todos os anos devido à doença.