UFF organiza seminário internacional sobre epidemiologia ambiental
17/2/2014
Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

O Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense, em parceria com a Uerj e a UFRJ, realiza o Seminário Internacional Exposomics: Evidências e Desafios na Epidemiologia Ambiental. O evento ocorre dia 24 de fevereiro, das 9h às 15h, no auditório do Instituto de Medicina Social da Uerj.

Com o objetivo de prever o risco de doenças, o tema relaciona os indivíduos a características do meio ambiente como poluentes e agentes químicos. A discussão também leva em conta o estilo de vida, como atividades físicas e dieta alimentar, desde o período pré-natal.

Professora do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da UFF, Valéria Baltar é uma das organizadoras do evento. "O conceito do Exposomics surgiu da necessidade de uma forma global de analisar uma exposição ambiental", explicou.

Destaque no evento é a participação do diretor do mestrado em Saúde Global da Imperial College London, Paolo Vineis. Com apoio financeiro da Faperj, o seminário também contará com colaboradores da USP.

O conceito desse estudo é um avanço no desenvolvimento de uma avaliação da exposição do ser humano a fatores ambientais e seus derivados. Serão colhidas amostras biológicas, consideradas marcadores internos de exposições externas.

O seminário é gratuito e aberto ao público em geral, mas é destinado, principalmente, aos estudantes da área da saúde. Não é necessário fazer inscrição. O evento será realizado em inglês sem tradução simultânea.