Fotos: Fernanda Atalla
Roberto Salles, ao lado do diretor
Huap apresenta projeto de reforma e ampliação do ambulatório
14/2/2014
Divulgação Huap

A direção do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), junto à Gerência de Projetos e Obras (GPO) e a empresa JF Brito, vencedora da licitação para reforma e ampliação do complexo ambulatorial do Huap, apresentaram na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, o projeto detalhado de como ficará o novo ambulatório.

O ambulatório é a principal porta de entrada do Huap, no qual são realizados o diagnóstico e a orientação terapêutica de pacientes de média e alta complexidades. O setor ganhará um segundo pavimento, com aumento de aproximadamente 1.100 metros quadrados, o que corresponde a cerca de 50% do espaço físico atual totalizando uma área de 3.365,77 metros quadrados de área reformada e ampliada.

O diretor-geral Tarcisio Rivello apresentou as necessidades de atender à legislação vigente com melhora da infraestrutura da década de 1950, a fim de proporcionar mais conforto, bem-estar e comodidade aos pacientes e profissionais de saúde, criar ambientes propícios às práticas de ensino, além de humanizar os ambientes.

O projeto possui 82 consultórios, salas de exame, reestruturação do Centro Cirúrgico Ambulatorial e a projeção de um bloco de enfermagem contemplando sala de curativos, sala de medicamentos e pulsoterapia, sala de inalação, sala de serviço e salas para reunião e discussão de casos clínicos.

Além da criação de balcões informativos para melhor orientação e atendimento dos pacientes e a ampliação das áreas de espera, melhorando o fluxo existente, além de rotas de fuga alternativas. A obra orçada em R$ 12.590.858,00 está prevista para início em março, com duração de 18 meses.

O reitor Roberto Salles falou sobre a tentativa de melhorar as condições de trabalho e ensino. Destacou ainda a função do Huap como hospital universitário, onde deve haver uma interação docente e assistencial. Entre outros avanços da UFF, o reitor informou que deve inaugurar até o fim de março o cinema, o teatro e o Centro de Artes da universidade.

Localizado atualmente no pavimento térreo, o ambulatório do Huap  têm consultórios para atendimento a diversas especialidades, como cardiologia, clínica médica, dermatologia, nefrologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, obstetrícia, mastologia, neonatologia, hematologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, nutrição e serviço social, entre outras, possibilitando inclusive a realização de pequenas cirurgias ambulatoriais.