A preocupação com a acessibilidade é um dos destaques do projeto

Salas de espera serão ampliadas visando maior conforto para os pacientes

Vista superior mostra como será um dos novos consultórios

Projeto de reforma e ampliação do ambulatório do Huap será lançado na sexta-feira
11/2/2014
Divulgação Huap / Renata Cunha (SCS)

No dia 14 de fevereiro, sexta-feira, haverá o lançamento do projeto de reforma e ampliação do complexo ambulatorial do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap). O ambulatório, setor no qual são realizados o diagnóstico e a orientação terapêutica de pacientes de média e alta complexidades, ganhará um segundo pavimento, com aumento de aproximadamente 1.100 metros quadrados de área, o que corresponde a cerca de 40% do espaço físico atual. A apresentação do projeto e a assinatura do contrato com a empresa ganhadora da licitação serão realizadas às 10h, no Anfiteatro José Hilário, 3º andar do prédio principal do Huap, na Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói.

Com o objetivo de proporcionar mais conforto, bem-estar e comodidade aos pacientes e profissionais de saúde, o projeto também atenderá à legislação vigente com as melhorias na infraestrutura de atendimento e humanização dos ambientes. O novo ambulatório terá soluções que, além de garantir o conforto térmico, acústico e de iluminação para os usuários, permitem a economia de energia elétrica e água. Haverá a utilização de um sistema de captação de água de chuva e reuso de águas servidas. "Essa obra irá modificar o paradigma do atendimento do Hospital Universitário Antônio Pedro", afirma do diretor do Huap, Tarcísio Rivello.

Na primeira fase da obra, será feita a ampliação de um segundo pavimento em estrutura metálica, com acesso em rampa de igual estrutura. Concluído o segundo pavimento, haverá o remanejamento de atividades para ele, permitindo a reforma e adequações do primeiro pavimento. O escopo do projeto conta com 78 consultórios, salas de exame, a reestruturação do Centro Cirúrgico Ambulatorial e a projeção de um bloco de enfermagem contemplando sala de curativos, sala de medicamentos e pulsoterapia, sala de inalação, sala de serviço e salas para reunião e discussão de casos clínicos. O projeto prevê ainda a criação de balcões informativos para melhor orientação e atendimento dos pacientes e a ampliação das áreas de espera, melhorando o fluxo existente, além de rotas de fuga alternativas.

Localizado atualmente no pavimento térreo, o ambulatório é o principal local de ingresso dos pacientes do hospital. Tem consultórios para atendimento a diversas especialidades, como cardiologia, clínica médica, dermatologia, nefrologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, obstetrícia, mastologia, neonatologia, hematologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, nutrição e serviço social, entre outras, possibilitando inclusive a realização de pequenas cirurgias ambulatoriais.