UFF oferece curso de graduação tecnológica em Processos Gerenciais com ênfase em empreendedorismo
3/2/2014
Margareth Rossi

Interessados em obter uma graduação tecnológica voltada ao empreendedorismo já podem se candidatar ao curso presencial em Processos Gerenciais oferecido pela Universidade Federal Fluminense, que abriu inscrições para sua segunda turma no Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem) deste ano. São 50 vagas. A UFF é a única instituição pública do Estado do Rio de Janeiro que oferece a formação desde 2013, com aulas ministradas no período noturno.

O futuro profissional será capaz de identificar oportunidades, formular, planejar, implantar, criar e gerir empreendimentos. Além disso, estará apto a ocupar posições administrativas e gerenciais em micro, pequenas e médias empresas, utilizando-se de práticas empreendedoras e de inovação.

Com uma grade curricular com foco na criação e gestão de empresas, o curso oferece seis períodos, ou seja, três anos, e inclui disciplinas como Comunicação Empresarial, Fundamentos do Empreendedorismo, Estratégia e Novos Negócios, Matemática Financeira, Avaliação de Investimento, Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing e Vendas, Cenário e Tendências, Ética e Responsabilidade Social, dentre outras.

A graduação é direcionada a pessoas que têm o objetivo de criar seu próprio negócio, de abrir novas empresas, a alunos oriundos do ensino médio que buscam inserção em organizações privadas, a profissionais que já atuam em organizações, mas com formação até o ensino médio, e a profissionais graduados com interesse em formação específica em gestão empresarial e empreendedorismo, com possibilidade de aproveitamento de disciplinas.

“É preciso lembrar que o Brasil vive um momento de consolidação da sua economia, no qual se ampliou o potencial de consumo da sociedade cada vez mais em busca de uma variedade de produtos e serviços que podem ser ofertados por novas empresas criadas pelos egressos do curso. Além disso, no país existe uma grande quantidade de empresas carentes de profissionais empreendedores que as ajudem a se profissionalizar e crescer, de modo a oferecer melhores produtos e serviços à sociedade, em igual competitividade com as empresas multinacionais que aqui se consolidam visando a novos mercados”, destacou a coordenadora do curso, professora Joyse Moraes.

Por isso mesmo, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a criação de um Plano de Empreendimento ou um Plano de Negócio Empresarial. Após sua formação, o graduado pode aprofundar seus estudos cursando uma pós-graduação, em nível de especialização, mestrado e/ou doutorado.

No dia 13 de novembro de 2009, o tecnólogo em processos gerenciais foi reconhecido como profissional apto para gerir empresas pelo Conselho Federal de Administração, Resoluções Normativas nº 373 e nº 374, de 12/11/2009.

Outras informações pelo e-mail secretaria@empreendedorismo.uff.br ou pelos telefones (21) 2629-9866 e 2629-9881.