Foto: Fifa

Copa do Mundo 2014 será tema de pesquisa na UFF
25/2/2014
Jéssica Rocha (Estagiária de Jornalismo)

O Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense fará uma ampla pesquisa sobre os impactos da Copa do Mundo 2014 na economia da cidade do Rio de Janeiro.O objetivo é destacar a capacidadede geração de emprego, renda e impostos. A pesquisa contará com a participação de alunos da Faculdade de Turismo e será dirigida pelos professores João Evangelista, Marcello Tomé e Osíris Marques.

Os efeitos da Copa do Mundo não se resumem aos gastos dos turistas durante a sua realização; também há o choque dos investimentos no período preparatório do evento que, segundo dados do Ministério do Esporte, são de aproximadamente R$ 33 bilhões.

O legado esportivo de um evento desse porte é importante, mas depende da eficácia e eficiência do planejamento e uso da infraestrutura esportiva construída para esse fim. Cabe ainda destacar o legado associado à capacitação de mão de obra, principalmente relacionada ao turismo.

O perfil dos turistas será analisado por meio de entrevistas no entorno do Maracanã, durante os jogos sediados na cidade. O esperado é que o resultado saia 15 dias após o término da Copa do Mundo.

Em 2013, o observatório aplicou pesquisa nos três grandes eventos realizados na cidade: Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e Rock in Rio. Segundo o coordenador da pesquisa, João Evangelista, o último Rock in Rio gerou R$ 461 milhões para o município. Já a JMJ ultrapassou a expectativa dos pesquisadores, injetando R$ 1,8 bilhão na economia da cidade.

Realizado na Copa das Confederações, o trabalho serviu de piloto para o projeto sobre a Copa do Mundo deste ano. Durante o evento esportivo promovido em 2013, o Rio recebeu cerca de 37 mil turistas, gerando aproximadamente R$ 105 milhões para a cidade."Em relação à Copa do Mundo 2014, a expectativa é que o Rio de Janeiro receba um número três vezes maior de turistas, o que deve injetar R$ 400 milhões em sua economia", calculou Evangelista.

Informações sobre a pesquisa em www.observatoriodoturismo.uff.br/.