Fotos: Jéssica Rocha
Auditório lotado durante a cerimônia

O homenageado José Otíllio Leite Machado

Roberto Salles e José Otíllio Leite Machado no descerramento da placa inaugural

Primeira Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão foi realizada no dia da reapresentação do auditório

Auditório do Instituto Biomédico é reinaugurado após reforma
24/2/2014
Philippe Meyohas (Estagiário de Jornalismo)

Em solenidade realizada nesta manhã, 24 de fevereiro, o Auditório Professor José Ottílio Leite Machado do Instituto Biomédico foi oficialmente reapresentado à direção e aos corpos discente e docente da unidade. Além do ex-diretor homenageado, cujo nome batiza o espaço, estavam o reitor Roberto Salles; o vice-reitor Sidney Mello; o diretor do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), Tarcísio Rivello; o vice-diretor do instituto, Luiz Carlos Nogueira; e o ex-pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antonio Claudio da Nóbrega, professor do Instituto Biomédico, dentre outros.

Aberto originalmente em 2004, o auditório retoma agora as suas funções. Acomodando cerca de cem assentos, será ambiente para eventos científicos e acadêmicos, como palestras, conferências e apresentações de dissertações e teses, aberto tanto a alunos de graduação quanto de pós.

"Encontrei um Biomédico completamente diferente", disse Leite Machado, referindo-se à reforma e ao "destaque que o instituto merecia", estabelecido nos últimos anos, segundo o ex-diretor da unidade. Foram instalados sistemas de refrigeração e áudio, novas acomodações, além de equipamento digital para projeção.

"O Instituto Biomédico é de todos os alunos e cursos da área de saúde. Ainda não está 100% pronto porque ainda vamos fazer a urbanização, espaço de convivência e um elevador para melhor mobilidade e integração das áreas do campus", afirmou Salles, a respeito das obras vindouras ainda na unidade.

Também foi realizada a 1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Biomédico. Diversas ações desenvolvidas pelos professores foram expostas por meio de "banners" pelos corredores, a fim de conscientizar e despertar interesse nos alunos sobre as possibilidades de bolsas de estudo oferecidas pela UFF.