Fotos: Paula Fernandes
Estudantes de 15 cursos realizaram matrícula e inscrição em disciplinas durante o Acolhimento

O evento contou com estandes de pró-reitorias, superintendências e cursos

Equipe Sensibiliza apresenta materiais didáticos acessíveis criados por alunos de mestrado da UFF

DCE marca presença com oficina de estêncil

Projeto Conheça a UFF apresentou a universidade a alunos de colégios visitantes

Alunos participam de atividade em tenda da Casa da Descoberta

Diversão marcou presença no Acolhimento Estudantil 2014

O touro-mecânico foi uma das atrações

Carro desenvolvido por alunos de Engenharia foi apresentado ao público do evento
Acolhimento Estudantil 2014: UFF recebe novos alunos
17/2/2014
Jéssica Rocha e Mia Nascimento (Estagiárias de Jornalismo)

Entrar em uma universidade federal, sem dúvida, é uma grande conquista e merece comemoração à altura. E foi em clima de festividade que o Acolhimento Estudantil do primeiro semestre de 2014, que inicia nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, recebeu os novos alunos. O evento ocorreu no dia 14 de fevereiro, no Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) realiza o evento desde 2007, e a primeira edição deste ano teve mais de 40 estandes. Segundo a coordenadora de Apoio Acadêmico da Proaes, Helena Rodrigues Lopes, o evento teve a participação de quase sete mil pessoas, dentre novos alunos, familiares, amigos e organização.

Informação, música e entretenimento fizeram parte da programação especial do Acolhimento. Os calouros tiveram também a oportunidade de solicitar a carteirinha de estudante e se inscrever no idUFF. Foram montados estandes de diversos cursos, das pró-reitorias, da Editora da UFF e outros setores da universidade. Todos esclareceram as dúvidas dos estudantes, dando ainda informações sobre as iniciativas da instituição.

O vice-reitor Sidney Mello disse que o acolhimento é sempre um momento de confraternização e deu as boas-vindas aos novos alunos. "Eles estão ingressando em uma grande universidade, e espero que sejam felizes e aproveitem ao máximo a vida na Universidade Federal Fluminense, assim como nós aproveitamos."

Algumas escolas de ensino médio levaram seus alunos para conhecer a UFF aproveitando o clima de confraternização do Acolhimento. A palestra Conheça a UFF apresentou aos futuros vestibulandos a estrutura da universidade, número de cursos e alunos, apoio acadêmico e social e os "campi".

O pró-reitor de Graduação (Prograd), Renato Crespo, explicou que a função da Prograd no evento é receber os estudantes para fazer matrícula e encaminhá-los para a inscrição de disciplina com as coordenações dos cursos. O setor também faz a análise de documento dos alunos com cota. "Hoje estamos recebendo 1,6 mil alunos cotistas", anunciou.

Com oficina de estêncil em camisetas, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) marcou presença ao abordar as principais questões que defende, como luta conta o machismo, racismo, homofobia, plebiscito popular, reforma política. O diretório também fez um manual comas principais informações para orientar os calouros.

Outra atração especial foi o estande da Divisão de Acessibilidade e Inclusão, o projeto Sensibiliza UFF. Com apresença de intérpretes de Libras, o grupo preparou uma mostra de materiais didáticos acessíveis produzidos por alunos do curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão. Vídeos sobre acessibilidade, entrevistas com alunos e projeto de livros inclusivos foram outros destaques. Estudante de Pedagogia e com deficiência, Andreia Faria enfatizou:"A importância do Sensibiliza é a de assessorar os estudantes com deficiência e até mesmo os que não a tem, e tornar a universidade uma referência em inclusão".

Pela primeira vez, a Fundação Euclides da Cunha (FEC) participou do Acolhimento Estudantil. O assessor de Comunicação da FEC, Diogo Rodrigues, falou sobre a estreia da entidade no evento. "Neste ano, estamos participando com o intuito de conhecer e ver qual é a proposta do Acolhimento para, futuramente, estarmos cada vez mais próximos e preparados para informar o que a fundação faz e seu papel junto à UFF, e a importância que pesquisa, ensino e desenvolvimento institucional têm para a universidade e a sociedade."

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) participou no Acolhimento Estudantil com apresentação de todos os projetos da UFF que beneficiam os alunos. Programas como iniciação científica e inovação tecnológica foram divulgados, bem como a integração da Proppi com a Proaes que permite que o aluno participe de eventos científicos e culturais.

A parte de esportes da UFF estava representada pelo UFF Esportes e pelos times de rugby e futebol americano, dentre outras atividades esportivas. Para o aluno de Engenharia Agrícola e atleta do time de rugby Eduardo Simões, o evento proporcionou uma ótima oportunidade de divulgação para os times, uma maneira fácil de atingir um número grande de alunos.

A Casa da Descoberta levou para o Acolhimento Estudantil um planetário inflável com projeções de constelações. As sessões realizadas a cada hora recebiam grupos de 20 pessoas.

"Prepararam atividades bem bacanas para recepcionar os calouros, e depois de fazer minha matrícula, vou passar nos estandes para conhecer mais", disse a caloura de Administração Melissa Lira. Muitos pais acompanharam seus filhos na matrícula. Mãe de uma caloura do curso de Administração do Polo Universitário de Volta Redonda, Kelly Ermida disse estar empolgada com a entrada da filha na UFF e também com a recepção que recebeu. "Achei muito legal o Acolhimento dos alunos. Dei uma olhada nos estandes, e foi muito interessante conhecer a universidade onde minha filha vai estudar", afirmou.