Projeto do Nephu pretende recuperar
dois casarões ocupados em São Domingos

Núcleo da UFF participa de projeto de urbanização para Ocupação Sociocultural Mama África
13/1/2014
Marcia Lomelino

Há 20 anos, a Ocupação Sociocultural Mama África, localizada no bairro de São Domingos, em Niterói, luta pelo direito de permanecer nos dois casarões que ocupa na região. Recentemente, um projeto de urbanização elaborado pela comunidade em parceria com o Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (Nephu) da UFF e outras instituições pode ser um passo para essa conquista.

De acordo com a coordenadora do Nephu, Regina Bienenstein, o Projeto Popular da Mama África já foi apresentado à Prefeitura de Niterói e, se implementado, deverá beneficiar as 30 famílias que constituem a ocupação com condições adequadas de habitação e saneamento.

A proposta tem como diferencial uma nova forma de planejar, na qual os moradores aparecem à frente do processo. Eles apresentam seus problemas, definem as prioridades e escolhem as soluções mais adequadas dentre as diversas alternativas sugeridas pela equipe técnica. Todas as propostas são fruto da troca de experiências e conhecimentos entre a comunidade e a universidade pública, durante oficinas, reuniões com grupos de moradores e assembleias gerais.

O projeto, que compreende ações necessárias para a melhoria e ajuste do local, tem como objetivo adequar o espaço ao uso habitacional. Para tanto, um dos casarões será recuperado e abrigará uma biblioteca e duas moradias para famílias com idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. O outro casarão e as pequenas construções já feitas pelos moradores serão substituídos por prédios de quatro pavimentos, onde serão distribuídas unidades habitacionais diferentes e apropriadas ao perfil de cada família.

Foi reservado, ainda, um espaço de uso coletivo, equipado com churrasqueira para ser usado nas horas de lazer. Além da parte estrutural, a iniciativa inclui a capacitação de mão de obra para o reforço das atividades coletivas hoje desenvolvidas pela comunidade, como a biblioteca infanto-juvenil e a produção de artesanatos.

O Projeto Popular da Mama África foi elaborado pela comunidade com o apoio do Nephu/UFF, do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ettern/Ippur/UFRJ) e da Frente Internacionalista dos Sem Teto (Fist).