Cabeçalho UFF Noticias



Instituições federais terão programa de capacitação de servidores
31/1/2014

O Ministério da Educação (MEC) lançou no último dia 15 o Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional dos Servidores Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) das Instituições Federais de Ensino (IFE).

A iniciativa tem como objetivo fortalecer os programas de capacitação e qualificação dos servidores das IFE nas áreas de desenvolvimento profissional, gestão institucional e agregar conhecimento à prática de suas atividades profissionais. O plano desenvolvido pelo MEC complementa os programas de capacitação já oferecidos pela rede federal.

A iniciativa é composta pelo Programa Nacional de Apoio aos Projetos Institucionais de Capacitação das IFE, pelo Programa de Qualificação em Serviço e pelo Programa de Capacitação – Formação Continuada, e irá beneficiar mais de 120 mil técnico-administrativos ativos. O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação Superior, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a Subsecretaria de Assuntos Administrativos do MEC e a Comissão Nacional de Supervisão do PCCTAE.

De acordo com o plano, inicialmente serão disponibilizadas duas mil vagas anuais para cursos de graduação, sendo acrescidas mil vagas por ano. Para a pós-graduação, serão ofertadas duas mil vagas para cursos “lato sensu” e mil vagas para cursos “stricto sensu”. O programa pretende implantar em 100% das IFE seus respectivos planos de capacitação e aperfeiçoamento até março de 2015.

Veja a apresentação feita pelo ministro Aloizio Mercadante.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/MEC - quinta-feira, 30 de janeiro, 2014.
UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)