UFF premiará jornalistas e estudantes de jornalismo que produzirem matérias sobre Aids ou DST
6/1/2014
Renata Cunha

A Universidade Federal Fluminense, a Associação Médica Fluminense, a Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e a Associação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) do Estado do Rio de Janeiro são parceiras na promoção do Prêmio DST-UFF de Jornalismo. Pela primeira vez, essas instituições se unem para premiar textos, programas de rádio e vídeos de cunho jornalístico que visem alertar e esclarecer os leitores sobre a prevenção e as consequências do HIV/Aids e das demais doenças transmitidas por via sexual. A coordenação geral do prêmio é de João Batista Abreu Júnior, professor do Departamento de Comunicação Social, e Mauro Romero Passos, docente do Departamento Microbiologia e Parasitologia e chefe do Setor de DST da UFF.

O Prêmio DST-UFF de Jornalismo se destina a jornalistas, estudantes de jornalismo e autores de textos nas redes sociais. O conteúdo deverá ter sido divulgado em veículos comerciais, institucionais, universitários ou de divulgação científica, no período de 1° de janeiro de 2013 a 30 de abril de 2014. Cada candidato poderá concorrer com mais de uma matéria e em diversas categorias, desde que a inscrição seja feita separadamente.

Jornalistas profissionais poderão increver-se nas categorias Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo de publicações editadas. Estudantes regularmente matriculados em instituição de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro concorrerão na categoria Projetos Laboratoriais de Jornalismo, com textos, vídeos ou programas de rádio veiculados por mídias que tenham a chancela de sua universidade ou faculdade, sejam impressos, audiovisuais ou blogs. Já a categoria Redes Sociais é aberta ao público em geral.

Os interessados devem entregar o material e a ficha de inscrição pessoalmente ou enviá-los por carta registrada ou Sedex para a Associação de DST do Estado do Rio de Janeiro (Associação Médica Fluminense), na Avenida Roberto Silveira, 123, Icaraí, Niterói, RJ, CEP: 24130-150. O prazo de inscrição se encerra em 9 de maio de 2014.

O primeiro colocado de cada categoria receberá R$ 2 mil e o certificado de vencedor do Prêmio DST-UFF de Jornalismo 2014. Aos classificados em 2° e 3° lugar em cada categoria será atribuído certificado de menção honrosa. A solenidade de premiação está prevista para ocorrer durante o evento científico HPV In Rio, entre os dias 7 e 9 de agosto de 2014.

-- Acesse o edital.