Fotos: Gabriel Oliveira
Cerimônia do Prêmio de Inovação UFF Santander de Inovação, com grande presença de público

Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antonio Claudio da Nóbrega ressaltou a característica da UFF de se adaptar a mudanças

Reitor Roberto Salles lembrou da importância de um trabalho acadêmico voltado também para a sociedade

Vice-reitor Sidney Mello fez balanço positivo da parceria entre a UFF e o Banco Santander

Uma manhã de festa para homenagear os ganhadores do Prêmio de Inovação UFF Santander
23/12/2013
Luiza Gould

Desenvolver novas tecnologias e soluções inovadoras foi o desafio vencido por cinco equipes compostas de docentes e discentes da UFF que puderam no último dia 20 receber o merecido prêmio. A partir das 9h o Salão de Convenções do Hotel Solar do Amanhecer em Charitas começou a ficar cheio para a cerimônia de entrega do Prêmio de Inovação UFF Santander. O prêmio é resultado de parceria entre a Agência de Inovação da UFF (Agir), ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), e o Banco Santander.

Tendo como um de seus principais objetivos incentivar o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade por meio de projetos com resultados no âmbito social que possibilitem gerar novos produtos, processos ou serviços a premiação, ao mesmo tempo, tem como meta estimular a inovação e o empreendedorismo na UFF.

A cerimônia teve início com a fala do superintendente em Gestão de Universidades Públicas do Santander Universidades, Marcelo Vulcano, que fez um resumo das iniciativas da empresa no âmbito acadêmico e deu detalhes sobre a parceria entre o banco e a universidade. Tanto Vulcano quanto o diretor executivo do Banco Santander do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Sérgio Ricardo Macedo, prometeram a continuidade da premiação.

Segunda a falar, a diretora da Agência de Inovação da UFF, Fabiana Leta, reconstituiu o histórico do investimento em inovação pela universidade e fez um balanço do trabalho da Agir. Em seguida houve a entrega das premiações e outros pronunciamentos.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antonio Claudio da Nóbrega falou sobre a característica da universidade de se adaptar a mudanças e destacou ainda o papel da UFF no âmbito da inovação. "O Brasil precisa de inovação, todo mundo repete isso, e nós temos procurado não somente contemplar esse aspecto e identificar os problemas, como ter ações concretas e fazer a nossa parte. A universidade não tem a obrigação de resolver o problema de falta de inovação do país, mas ela tem a responsabilidade de estimular a tripla hélice da articulação entre governo, academia e indústria nessa transformação do país para um bem coletivo", resumiu.

Quem também iniciou sua fala lembrando das mudanças da UFF foi o vice-reitor Sidney Mello. "Esta universidade vem passando por um período enorme de transformação que tem trazido para o nosso cotidiano uma autoafirmação muito grande, uma motivação para toda a comunidade. Há muitos desafios ainda também, mas a UFF começou a reconhecer a sua excelência, e esse prêmio de inovação vem nessa leva de reconhecimento", ressaltou o vice-reitor, que em seguida comentou a parceria entre a universidade e o Banco Santander. Ele classificou a UFF como corajosa por embarcar nessa parceria público-privada que tem resultado em boas respostas, segundo sua avaliação.

O reitor Roberto Salles falou sobre a importância da parceria neste novo momento de expansão vivido pela universidade. Salles destacou ainda em seu pronunciamento a produção da academia para benefícios que possam ser sentidos pela comunidade em termos de novos tratamentos ou soluções inovadoras resultantes de pesquisas: "Quantas boas ideias existem? Mas tem que se colocar na prática. A universidade tem muitos estudos básicos que tem que acontecer, mas temos que ter também pesquisas aplicadas que possam resultar em ganhos para a nossa sociedade", enfatizou.

Os premiados, por sua vez, comentaram em seus discursos os entraves burocráticos e o processo de se chegar à ideia original como as principais dificuldades de se produzir inovação, mas também afirmaram ser iniciativas como a do Prêmio de Inovação UFF Santander um impulso para continuar as pesquisas. O docente Marcelo Cossenza, vencedor com projeto sobre novos usos para antigos medicamentos, ressaltou essa característica da premiação. "Iniciativas como essa oxigenam o nosso dia a dia, fazem a gente querer dar o passo seguinte. A questão do desânimo é um sentimento geral de todos os que estão tentando fazer alguma coisa no ambiente produtivo universitário. E essas iniciativas, que são incentivo financeiro também para a pesquisa, colocam a gente para frente, fazem a gente dar o próximo passo e querer fazer de novo", concluiu.

-- Confira a lista completa dos vencedores do Prêmio de Inovação UFF Santander.