Cabeçalho UFF Noticias
Escritores premiados

Cerimônia teve auditório lotado
Poesia marca festa de entrega do Prêmio UFF de Literatura
18/12/2013
Paula Rodrigues (SCS) / Divulgação Eduff

A cerimônia de entrega do Prêmio UFF de Literatura foi realizada no dia 17 de dezembro, no auditório da Academia Fluminense de Letras, em Niterói. O evento foi marcado pelos versos de Vinicius de Moraes, grande homenageado da noite.

O concurso elegeu 60 textos, reunidos na coletânea lançada no encerramento da festa. “Fiquei super emocionada, principalmente com as interpretações dos textos vencedores feitas pelos atores”, afirmou Valéria Áurea, primeiro lugar do gênero poesia. Os outros premiados foram: Carlos Benites, em segundo, e J. L. Silva, em terceiro lugar.

O jornalista Paulo Porrelli foi o vencedor da categoria crônica, e Thiago Luz e Bruno de Lima ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. “A premiação foi uma grande surpresa, pois a crônica é um gênero recente para mim. Fiquei entusiasmado com o resultado e, agora, penso em seguir carreira como escritor!”, disse Porrelli, que, assim como os outros classificados em primeiro lugar, recebeu o Troféu Itapuca, um laptop e exemplares da coletânea.

Na categoria conto, a vencedora foi a paulista Lygia Roncel. “Vim para Niterói sem grandes expectativas e fiquei feliz com a surpresa. Pretendo publicar um livro de contos no próximo ano e seguir a carreira literária”, comemorou. Fechando a premiação, Iara Sydenstricker teve seu conto classificado em segundo lugar, e o de Marina Tschernyschew ficou em terceiro.

"A noite foi um sucesso, com ambiente bacana e auditório cheio, demonstrando a importância do concurso", avaliou Mauro Romero Passos, diretor da Editora da UFF. Sônia Peçanha, coordenadora do projeto, ressaltou a dificuldade na seleção dos textos enviados pelos participantes, que representaram muito bem o tema proposto. “A festa foi ótima! Deu para sentir a emoção dos espectadores”, afirmou.

A coordenadora destacou ainda a emoção provocada pela interpretação dos textos classificados em primeiro lugar pelas atrizes Raquel Penner e Ana Moura, do Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (Nepac), dirigidas por Leonardo Simões, que também atuou durante a apresentação.
UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)