Edição de dezembro da ‘Revista UFF’ já está no ar
18/12/2013

Marcia Lomelino

Nesta quarta-feira, 18 de dezembro, 53º aniversário da Universidade Federal Fluminense, a Superintendência de Comunicação Social (SCS) lança a terceira edição da “Revista UFF”, com reportagens que levam para o público e a comunidade acadêmica uma amostra das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por quem faz a universidade.

--> Acesse aqui a edição de dezembro da “Revista UFF”.

Na capa de dezembro, parte da história do fotojornalismo brasileiro é contada pelo projeto O Olhar Contemporâneo: Memórias do Fotojornalismo 1940-1990, do Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi). Nele, nomes consagrados da fotografia, como Evandro Teixeira e Milton Guran, contribuíram com fotos e depoimentos para formar um acervo que ficará disponível para consultas e pesquisas.

No Instituto de Física, um espaço é reservado especialmente para a ciência. Trata-se da Casa da Descoberta, que também foi tema de uma das reportagens da edição de dezembro. O local, destinado ao público em geral, conta com experimentos interativos que tornam mais leves e atrativos o aprendizado de conceitos de física e química.

A equipe da revista também visitou o Laboratório de Brinquedos, Jogos e Brincadeiras (LAB), recém-inaugurado pela Faculdade de Educação. Pensado por e para os pequenos, o LAB conta com oficinas e atividades voltadas para eles e serve como um espaço de aprendizado para os alunos de licenciatura da UFF.

Também nesta edição, professores do Instituto de Geociências apresentam o trabalho de campo desenvolvido durante expedição à Antártica. No início deste ano, quatro pesquisadores da UFF embarcaram rumo ao Continente Gelado e enfrentaram condições climáticas extremas para estudar as características do ambiente lacustre da região.