Luiza Gould
Roberto Salles valorizou o trabalho dos funcionários do Huap

Tarcísio Rivello destacou trabalho de recuperação

Público lotou o Auditório Aloysio de Paula para a cerimônia

Sidney Mello ressaltou bom momento vivido pelo ensino superior no Brasil

Antonio Claudio da Nóbrega frisou necessidade de integração entre academia e serviços
Inauguração de espaços reformados no Huap ocorre em clima de comemoração e desejos por mais avanços
20/12/2013
Gabriel Oliveira

O fim de 2013 no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) foi marcado por um grande evento no Auditório Aloysio de Paula. Na solenidade foram inaugurados cinco espaços reformados no Huap: o Serviço de Radiologia Digital; o Setor de Ressonância Magnética; a Sala de Material e Esterilização; a Unidade de Alimentação, Nutrição e Lactário e o corredor principal de acesso ao Huap. Em clima de comemoração pela modernização do hospital e promessas de novas melhorias, diversos dirigentes da UFF enfatizaram a importância do Huap para a comunidade de Niterói e ressaltaram o forte processo de modernização pelo qual o hospital tem passado.

O reitor Roberto Salles destacou que todos os setores do Huap e a comunidade de Niterói merecem um hospital bem equipado e com alto padrão de qualidade. Também agradeceu a todos os funcionários que contribuíram nos últimos anos para as melhorias. "Nós precisamos valorizar e agradecer às pessoas que colaboram diariamente para que o nosso hospital torne-se cada vez mais um centro de referência no atendimento à comunidade. Sem elas, nenhum desses avanços nos últimos anos seria possível", enfatizou.

O diretor do Huap, Tarcísio Rivello, enalteceu o trabalho de recuperação feito no hospital nos últimos sete anos. "O que essa equipe fez desde 2006 foi um árduo trabalho de resgate do Huap. Tivemos que enfrentar muitas dificuldades para recuperar, aos poucos, não só este hospital, como também a autoestima dos nossos funcionários", relatou. Rivello também frisou que o Huap preza hoje pela qualidade no atendimento à comunidade e que o processo de modernização do hospital é um reflexo desse trabalho.

O vice-reitor Sidney Mello considera que todas as melhorias inerentes à universidade são decorrentes do momento de expansão do sistema de educação no ensino superior. "Este é um momento extremamente auspicioso para todos nós, ainda que com alguns percalços inevitáveis. Todo o sistema universitário se beneficia desse aporte de recursos, e com a participação, organização e motivação da nossa comunidade, podemos construir assim uma universidade pública cada vez melhor em todos os aspectos. Eu posso afirmar que a UFF percebeu a importância deste momento e iniciou assim o seu momento de virada", salientou Mello.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antonio Claudio da Nóbrega, destacou que a cerimônia de inauguração dos espaços reformados no Huap era um momento de grande celebração. O dirigente constatou que o Hospital Universitário Antônio Pedro é o único do segmento no Rio de Janeiro que vem passando por constantes melhorias. "Isso precisa ser frisado, mas não é um motivo de comemoração, pois os hospitais universitários ocupam um papel de grande relevância para uma saúde pública melhor", comentou. Nóbrega também enfatizou a necessidade de integração constante entre os ambientes acadêmico e de prestação de serviços da universidade. "O hospital universitário só é um espaço transformador da realidade quando ele também produz conhecimento", afirmou.

O diretor da Faculdade de Medicina, José Carlos Trugilho, destacou o trabalho integrado entre a faculdade e o Huap, o qual classificou como "simbiose perfeita". "Este momento de modernização do Huap propicia um melhor atendimento aos nossos pacientes e um maior aprendizado para os nossos alunos", explicou.

A diretora administrativa do Huap, Maria Conceição de Andrade, ressaltou que as inaugurações são um marco na melhoria das condições assistenciais do hospital. "Quem ganha com esses avanços na infraestrutura são os nossos pacientes". Já o diretor acadêmico Jocemir Lugon afirmou que uma das grandes metas do Huap é alcançar um padrão de qualidade internacional.

O diretor de enfermagem, Enderson Castilho, enalteceu o desenvolvimento tecnológico tanto da UFF quanto do Huap, enquanto o diretor médico, Haberlandh Sodré, reconheceu no trabalho dos funcionários uma ferramenta determinante nas melhorias do hospital.

Ao final da solenidade de abertura, dirigentes da UFF e do Huap percorreram o hospital para o descerramento de placas que marcaram as reformas de todo o complexo.