Quarteto de Cordas da UFF realiza apresentação inédita em Rio das Ostras
17/12/2013
Luiza Gould

Sessenta minutos de música clássica em um espetáculo gratuito e aberto para todos os públicos. É o que promete o Quarteto de Cordas da UFF em apresentação inédita no Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro), a ser realizada nesta terça-feira, 17 de dezembro, às 19h. O evento faz parte do Programa de Interiorização dos Grupos de Música da UFF, organizado e gerido pela Coordenação de Música do Centro de Artes da universidade.

Composto por instrumentos de quatro cordas, geralmente dois violinos, uma viola e um violoncelo, o gênero “quarteto de cordas” é integrado na UFF pelos músicos KarolinBroosch (1º violino), Ubiratã Rodrigues (2º violino), NayranPessanha (viola) e David Chew (violoncelo). Em Rio das Ostras o grupo apresentará duas peças de Mozart: “EinekleineNachtmusik” e o “Quarteto nº19” ou “Quarteto das Dissonâncias”.

O Quarteto de Cordas da UFF foi criado em 1985 para integrar os grupos musicais do antigo Departamento de Difusão Cultural, hoje, Centro de Artes UFF. O repertório do grupo, que se apresenta nos mais importantes teatros do Brasil, vai desde obras de Haydn, considerado o criador do gênero, e Mozart, que seguiu os passos de Haydn, até peças de compositores contemporâneos, como Astor Piazzolla e Nino Rota. Dentre os homenageados brasileiros, estão nomes como Alberto Nepomuceno, Villa-Lobos, José Siqueira e Tim Rescala. O endereço do Puro é Rua Recife, s/n, Jardim Bela Vista.