Professores de UFF e UFRJ lançam livro sobre cuidados com saúde, trabalho e subjetividade
9/12/2013
Gabriel Oliveira

Acaba de ser lançado o livro “Trabalho, produção do cuidado e subjetividade em saúde”, de autoria dos professores Túlio Batista Franco, psicólogo e professor da Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade Federal Fluminense, e Emerson Elias Merhy, médico e professor da Pós-Graduação em Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na obra, os autores abordam o conceito de trabalho vivo, ou seja, em seu exato momento de execução, para analisar a relação entre os profissionais da área e destes com os usuários do sistema de saúde, das tecnologias de trabalho, do saber e do fazer em saúde.

Túlio Franco explica que todo ato profissional está definido por duas dimensões do fazer: o conhecimento e a subjetividade. O primeiro é adquirido na formação acadêmica e na prática diária da profissão. Já a subjetividade expressa a visão particular que cada pessoa tem sobre o mundo do cuidado, a significação que dá ao usuário e aos colegas de trabalho. As manifestações da subjetividade também definem como será o cuidado ao usuário.

Segundo Franco, atualmente há nos serviços de saúde um imaginário que associa o cuidado com o emprego de equipamentos de alta tecnologia. Isto é generalizado e faz parte do ponto de vista tanto dos trabalhadores da saúde quanto dos pacientes. Ele e Emerson Merhy acreditam que essa lógica deve ser invertida em prol de uma maior valorização das tecnologias relacionais, porém, sem abrir mão da alta tecnologia. No entanto, defendem que essa última deve ser utilizada apenas nos casos em que seja realmente necessária.