Cabeçalho UFF Noticias
Divulgação
Integrantes do grupo que recebeu o prêmio pelo
Plano Popular da Vila Autódromo


Plano de urbanização da UFF é premiado em conferência internacional
17/12/2013
Luiza Peluso

Dentre os 170 projetos de urbanização da Região Metropolitana do Rio de Janeiro apresentados na conferência "Urban Age Award", no último dia 3, promovida pela London School of Economics e o Deutche Bank’s Alfred Herrhausen, foi vencedor o Plano Popular da Vila Autódromo, projeto desenvolvido pela comunidade local com assessorias da UFF e da UFRJ.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Regina Bienenstein, do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanísticos (Nephu) da UFF, o prêmio foi de US$ 80 mil e caberá à Associação de Moradores da Vila Autódromo a decisão sobre como utilizá-lo. O plano, iniciado em 2011, expressa o desejo da comunidade de permanecer no local dentro de condições adequadas de moradia. Vila Autódromo se tornou um símbolo na luta contra remoções forçadas, e o prêmio é um reconhecimento da justeza da luta.

Desde 2004, ocorre a premiação de projetos desenvolvidos por comunidades das respectivas regiões. A "Urban Age Conference" já foi realizada em Londres, Nova York, Hong Kong, Cidade do México, Johannesburg e, este ano, na cidade do Rio de Janeiro.
UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)