Incêndio no Gran-Circus será tema de encontro na Faculdade de Medicina
3/12/2013
Luiza Gould

Era para ser mais um dia de casa cheia e plateia saindo feliz depois do espetáculo. Mas, naquele dia 17 de dezembro de 1961, foi diferente. Apesar do calor que fazia em Niterói naquela data, três mil pessoas lotaram as arquibancadas do Gran-Circus norte-americano. Mas faltando 20 minutos para o fim do espetáculo um desafeto do dono do local colocou fogo na lona do circo. O saldo de mortes foi de 500 pessoas no maior incêndio já ocorrido no país. Esse episódio será o tema do evento da Faculdade de Medicina, no dia 17 de dezembro, às 17h. Organizado pelo Diretório Acadêmico Barros Terra (Dabt), entidade representativa dos estudantes de Medicina da UFF, o encontro ocorrerá no Auditório Aloísio de Paula, 2º andar da Faculdade de Medicina, no Hospital Universitário Antônio Pedro. O Huap fica na Rua Marquês de Paraná, número 303, Centro, Niterói.

O objetivo do evento é reacender o sentimento que há 52 anos fez médicos e estudantes da universidade lutarem por seus ideais e pelo bem da população. Os palestrantes serão: o escritor Mauro Ventura, autor do livro “O Espetáculo Mais Triste da Terra”; Os médicos Edgard Venâncio, Ramil Sinder e Ronaldo Pontes que atuaram no episódio do incêndio, atendendo os feridos; Lennir Ferreira, sobrevivente da tragédia e a médica Maria Pérola Sodré que atuou com crianças internadas no Huap.

O encontro será transmitido ao vivo pela Unitevê no endereço www.uff.br/webtv.