Huap realiza cerimônia de inauguração de novos espaços
16/12/2013
Renata Cunha (SCS) / Divulgação Huap

Quatro grandes inaugurações estão programadas para o dia 19 de dezembro no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap). A partir dessa data, o Huap contará com novo setor de Ressonância Magnética, o Serviço de Radiologia Digital, a conclusão da reforma da Central de Material e Esterilização e a reabertura do principal corredor de acesso do hospital. A solenidade que marca as inaugurações ocorrerá às 10h, no Anfiteatro Aloysio de Paula, prédio principal do Huap, 2º andar, na Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói.

O Serviço de Radiologia entrou na era digital e os exames permitirão o diagnóstico com maior rapidez e precisão. As imagens podem ser arquivadas e manipuladas pelo computador, evitando a impressão e o desperdício de papel de exames. Além disso, permitirá organizar, controlar e estruturar as atividades operacionais do setor, como marcação de consultas, atendimento, laudo, entre outros processos administrativos. Já a sala de ressonância magnética irá atender melhor a população e beneficiar a comunidade acadêmica que realiza pesquisas e estudos no hospital, uma vez que o aparelho permite exames mais precisos do corpo humano e é um método que não utiliza radiação.

A Central de Material e Esterilização é o setor onde são realizados os procedimentos de esterilização de materiais de instrumentação e do vestuário de profissionais da saúde. O local passou por reformas para atender às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foram realizadas melhorias na estrutura física, o redimensionamento do espaço e um fluxo unidirecional, que tem o objetivo de modernizar a infraestrutura e melhorar o atendimento.

A fim de melhorar a circulação de pessoas no hospital, a reabertura do corredor de acesso permitirá a existência de uma rota de fuga mais rápida e segura. O corredor está localizado na parte térrea do prédio principal com início no hall de entrada até o hall dos elevadores. O espaço recebeu nova pintura nas paredes, rebaixamento do teto com iluminação e ocultação das instalações elétricas aparentes.