Daniel Thomazelli recebendo o Prêmio de Direitos Humanos da Amaerj

Estudante da UFF é premiado por artigo sobre direitos de jovens que atuam nas categorias de base dos clubes de futebol
3/12/2013

A experiência como ex-jogador de futebol serviu de incentivo para que Daniel Rodrigues Thomazelli, estudante da Faculdade de Direito da UFF em Macaé, se preocupasse com uma questão: os direitos das crianças e adolescentes das categorias de base dos clubes estão sendo resguardados? O aluno, de 21 anos, é autor do artigo acadêmico "A Limitada Efetivação da Tutela dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e o Trabalho Infantil nas Categorias de Base dos Times de Futebol de Menor Expressão no Estado do Rio de Janeiro", com orientação da professora Giovanna Frisso.

Primeiro estudo produzido pelo jovem, o artigo foi vencedor na categoria Trabalhos Acadêmicos do II Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos, oferecido pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), com apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Criado em 2012, em homenagem à magistrada da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo assassinada em agosto de 2011, Patrícia Acioli, o prêmio visa dar destaque a causas humanistas.

O autor do artigo entrevistou jogadores de futebol de clubes das categorias de base do estado do Rio de Janeiro e, analisando os resultados com os dispositivos da legislação brasileira e tratados internacionais sobre direitos da criança e do adolescente, constatou em que medida estes direitos não estão sendo tutelados. “Atuei como jogador de futebol nas categorias de base de clubes de vários estados, onde presenciei afrontas a direitos básicos das crianças e adolescentes. Concluí que há fortes evidências de exploração de trabalho infantil por clubes do Rio de Janeiro”, disse Thomazelli.

Os primeiros resultados estimularam o estudante da UFF a expandir ainda mais sua investigação sobre o tema. “Diante desta realidade, para mim já notória, mas não muito debatida, pretendo realizar outros estudos abordando a temática dos direitos das crianças e adolescentes das categorias de base de clubes de futebol. A premiação me trouxe ainda mais motivação para seguir com os estudos nesta área”, afirmou.