Cabeçalho UFF Noticias



Livro apresenta a experiência dos bancos comunitários do Preventório e de Saracuruna
1/11/2013
Renata Cunha


Professora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, Bárbara Heliodora França lança no dia 6 de novembro o livro “Bancos Comunitários do Preventório e de Saracuruna”. O título, publicado pela Editora da UFF (Eduff), será lançado às 18h, na sala 506, Bloco A, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

Coletânea de textos escritos por acadêmicos da UFF, pela empresa Ampla, financiadora do projeto, e pelos moradores das comunidades, o livro trata da criação e manutenção desses dois bancos, nas cidades fluminenses de Niterói e Duque de Caxias. Os artigos apresentam a pluralidade de visões e relatos daqueles que fazem parte dos bancos comunitários, visando transpor ao público o espírito coletivo característico do projeto.

Criados em 2011, a partir da Incubadora de Empreendimentos em Economia Solidária (Iees) da UFF, então coordenado por Bárbara França, os bancos comunitários já sobrevivem há mais tempo do que a maioria dos empreendimentos no Brasil. A primeira etapa foi superada e, aos poucos, passam a entender suas respectivas importâncias como agentes de microcrédito na região, além de transformarem o espaço onde atuam.

O Banco do Preventório foi objeto de uma reportagem na segunda edição da Revista UFF. Leia esta e outras matérias da revista aqui.
UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)