Cabeçalho UFF Noticias



De Platão a Clarice Lispector: livro sobre o neoplatonismo será lançado pela Eduff
14/11/2013
Luiza Gould (SCS) / Divulgação Eduff

“Neoplatonismo, mística e linguagem” é o novo livro da Editora da UFF (Eduff), que será lançado no próximo dia 21 de novembro. Reunindo artigos que se constituem em um estudo aprofundado sobre o pensamento de Platão, a obra foi organizada pelos professores Marcus Reis Pinheiro e Celso Martins Azar Filho. Juntos, eles conduzirão palestra no dia 21, que antecipa o lançamento, na sala 516 do Bloco O do Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói. A palestra começará às 16h e a entrada é gratuita.

O livro tem uma narrativa cronológica, abordando o neoplatonismo antigo seguido do neoplatonismo medieval/renascentista e da recepção contemporânea do neoplatonismo. O último capítulo da obra traz uma relação entre mística e literatura, além dos aspectos neoplatônicos na construção literária de Clarice Lispector.

As ideias de Platão se constituem como alicerces da filosofia natural, ocidental e da ciência. Sob diversos enfoques e desdobramentos de linguagem e interpretação, o livro ressalta ainda como a leitura de Platão teria sido decisiva para o pensamento de diversos autores através dos tempos, a exemplo de Heidegger, Jâmblico, Proclo, Plotino e Parmênides, entre outros.
UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)