Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é tema de oficina na Faculdade de Educação
11/11/2013
Renata Cunha

O abuso e a exploração sexual afetam crianças e adolescentes em todo o país. Por vezes silencioso, o problema inclusive pode acontecer dentro das casas das vítimas. Para contribuir com a luta contra a violação de direitos, no dia 18 de novembro a Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense promove o workshop “Abuso e exploração de crianças e adolescentes: o uso de uma tecnologia social na formação profissional e na promoção de uma cultura de direitos humanos”. A UFF é parceira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na execução do evento, com recursos da Faperj.

O workshop ocorre das 9h às 17h, no Auditório Paulo Freire, sala 318 do Bloco D, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail eventoguiaescolar@gmail.com.

Tendo como público-alvo graduandos, pós-graduandos, professores e profissionais das redes de educação e de saúde, a oficina se debruçará sobre o Guia Escolar para Identificação de Sinais de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a fim de disseminar informação e promover a construção de propostas para implementação nas escolas e formação de uma rede de proteção de crianças e adolescentes.

Em sua terceira edição, revista e atualizada, o guia escolar será distribuído a todos os participantes e servirá de referência para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos e para a formação de profissionais e estudantes. O material foi publicado a partir de uma parceria entre a UFRJ, a UFRRJ, o Comitê Nacional para o Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secad/MEC).

- Consulte mais informações sobre o evento.