Debate sobre espaço urbano marca assinatura de convênio entre UFF e Universidade de Columbia
18/10/2013
Gabriel Oliveira

Em decorrência da assinatura do convênio com a Universidade de Columbia, a UFF realizará, no dia 5 de novembro, das 9h às 16h, o evento “Espaço Urbano: Exclusão e Inclusão na Cidade Contemporânea”, que promoverá e debaterá os conceitos de cidade e cidadania.

O seminário ocorrerá no Auditório Macunaíma, do Instituto de Letras, localizado na Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, São Domingos, Campus do Gragoatá, Bloco B, 4º andar.

A cerimônia de abertura, das 9h às 9h30, será feita pela diretora de Relações Internacionais da UFF, Lívia Reis, pesquisadora do CNPq e professora do Instituto de Letras. Em seguida, será realizada, até as 12h, a mesa-redonda “Perspectivas Históricas: Relações de Poder no Espaço Urbano”, coordenada pela professora Daniella Reis.

Participarão da discussão a professora assistente da Graduate School of Architecture, Planning and Preservation e diretora do Latin Lab da Universidade de Columbia, Clara Irazábal; a coordenadora do Programa de Pós-graduação em História da UFF, Ana Mauad Assus; o professor visitante do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF, Christopher Gaffney; e o professor titular de Teoria Política e pesquisador do Laboratório Cidade e Poder, Gisálio Cerqueira Filho.

A segunda mesa-redonda, com início às 13h, será “Realidade atual e perspectivas futuras: exercício político nos espaços urbanos e conflitos em torno do território”, com mediação da professora Lívia Reis.

A mesa será composta pelo professor do Departamento de Urbanismo da UFF Vinícius Neto; pela professora da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF Fernanda Sánchez; a professora de História Moderna e Contemporânea da UFF e pesquisadora do CNPq Gizlene Neder; e a professora de História da América Contemporânea da UFF e pesquisadora do CNPq Samanta Quadrat.