‘Violência’será tema de série de palestras na UFF
16/10/2013
Luiza Gould

Com o nome de “Seminário Regional Olhares sobre o cenário atual da violência”, será realizada na UFF entre os dias 22 e 23 de outubro, das 15h às 19h, uma série de palestras que debaterá o tema da violência. O evento será realizado no Auditório da Escola de Serviço Social, sala 405, bloco E, campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói. As inscrições estarão abertas até o dia 21 de outubro e o número de vagas é limitado. Os participantes irão receber certificado de participação.

Organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Identidades de Gênero (Nepig), o seminário tem como objetivo possibilitar o debate sobre a violência, articulado às experiências dos movimentos sociais. Outro propósito é propiciar o conhecimento do público a respeito da legislação brasileira sobre o tema além de apontar os caminhos seguidos por representantes da sociedade que lutam pelo fim da violência e da discriminação. Para discutir esses assuntos, o Nepig buscou reunir professores de diversas áreas do conhecimento na busca de variados olhares em torno do tema. É o que conta Virgínia Paes, coordenadora do núcleo: “neste ano tem vindo muitas notícias do mundo inteiro e do Brasil com relação à violência contra a mulher, abusos de toda a forma, guerras, violência contra o meio ambiente, contra a infância. E achamos que seria importante um debate com diversos olhares para ver como os professores vem pensando essa questão da violência como um todo. Por isso teremos no seminário enfoque sociopolítico, social, do direito, da psicologia e dos movimentos sociais.”

No primeiro dia do evento, as mesas serão sobre violência e direitos humanos com o palestrante e professor de Direito, Rafael Vieira; violência e o impacto nas subjetividades e sociabilidades com a representante da área de Psicologia, Claudia Abbes e violência e homofobia com palestrantes do movimento Diversitas UFF e do Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro. A mesa “Violência e repressão aos movimentos sociais urbanos” com enfoque na questão da moradia fechará o primeiro dia do seminário e contará com a participação de Felipe Mello, representante do Movimento de Luta por Moradia.

Já no dia 23, o público poderá conferir palestras em torno da violência e o enfoque sociopolítico mediante palestra do professor Carlos Henrique, da área de Ciência Política; violência e suas expressões na questão social com a presença da professora Eblin Farage do Serviço Social e violência e universidade com Andriey Santos, representante do Movimento Estudantil.

Encerrando a programação haverá uma mesa intitulada “A invisibilidade da violência contra a mulher no cotidiano”, com a presença de Nataraj Trinta, representante do movimento Marcha das Vadias.

Os interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail eventonepig@gmail.com. Outras informações pelos sites: trabalhoematernidade.blogspot.com.br e www.facebook.com/nepig

Confira a programação completa do evento aqui