UFF está entre as quatro universidades do Rio com melhor colocação no Ranking da Folha
12/9/2013
Marcia Lomelino

A Universidade Federal Fluminense está entre as quatro universidades do estado do Rio de Janeiro melhor classificadas no Ranking Universitário Folha 2013 (RUF). A pesquisa mediu a qualidade de 192 instituições brasileiras, nos quesitos pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado. Na listagem geral, a UFF figura, ainda, nas 20 primeiras posições do RUF.

No ranking por internacionalização, uma das novidades do RUF em 2013, a UFF se destacou entre as três instituições fluminenses com a melhor colocação, e ficou entre as dez universidades com melhor pontuação no Brasil.

Em sua segunda edição, o RUF teve como novidade também a inclusão do ranking de ensino, que analisou os indicadores dos cursos ministrados em mais de 2 mil instituições de ensino superior, referente às 30 carreiras com maior número de estudantes matriculados em 2011 (último dado disponível no instituto de pesquisa do MEC, o Inep).

Em 2013, o RUF incluiu na metodologia de avaliação duas grandes áreas de interesse: a produção científica, medida pelos indicadores de pesquisa, inserção internacional e inovação; e a graduação, que leva em conta a qualidade de ensino e a ressonância da instituição no mercado de trabalho.

Confira o resultado completo do RUF.