Cabeçalho UFF Noticias



Mestrado acadêmico em Serviço Social e Desenvolvimento Regional terá sua primeira aula em setembro
9/9/2013
Luiza Gould

A Escola de Serviço Social irá sediar, no dia 18 de setembro, a aula inaugural do segundo semestre do mestrado acadêmico em Serviço Social e Desenvolvimento Regional. Com o tema “Conferência Desenvolvimento e (Neo) Desenvolvimentismo no Brasil Contemporâneo”, o evento ocorrerá das 18h às 21h30, na sala 405, do Bloco E, no Campus do Gragoatá.

A aula contará com a participação dos conferencistas e professores Plínio de Arruda Sampaio e Rodrigo Castelo, autores de diversos livros sobre o neodesenvolvimentismo no Brasil, isto é, sobre as tendências do modelo de capitalismo no país.

O programa de mestrado tem como área de concentração a reconfiguração do desenvolvimento regional do Estado do Rio de Janeiro, e para tanto, incorpora estudos sobre desigualdades regionais, diferenciação da estrutura social sob a hegemonia do capital financeiro e as alterações no mundo do trabalho. O debate da relação entre Estado e sociedade, a estruturação de políticas públicas e as novas demandas para a reflexão crítica do Serviço Social também fazem parte da área estudada.

Segundo a coordenadora Maria das Graças Osorio, o curso tem como objetivo interiorizar a formação de mestres e ampliar o comprometimento da universidade com o desenvolvimento social a partir de intercâmbios regionais e internacionais. “Temos como orientação a análise dessas particularidades do desenvolvimento regional brasileiro e do Rio de Janeiro, em particular, sobretudo na esfera da execução das políticas públicas e sociais. O mestrado tem dimensão crítica na produção teórica com vista a uma compreensão dessa realidade”, afirmou.
UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)