Fotos: Paula Rodrigues
Novo laboratório possibilita maior interação

Representantes discursam durante a cerimônia

Alunas conhecem o novo laboratório
UFF inaugura dois laboratórios de informática no Gragoatá
12/9/2013
Natasha Dias

Foram inaugurados, na última quarta-feira, 11 de setembro, dois laboratórios de informática no Bloco A do Campus do Gragoatá. Os laboratórios visam suprir a demanda por novos computadores e espaços adequados e oferecem a possibilidade de maior dinâmica durante as aulas. Os espaços já serão utilizados neste semestre. Um laboratório é destinado ao curso de Estudos de Mídia, na sala 402, e o outro poderá ser utilizado por outros cursos, na sala 404.

Os laboratórios surgiram a partir de esforços dos professores, que com o auxílio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), obtiveram recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), no edital de auxílio instalação.

O coordenador do curso de Estudos de Mídia, Viktor Chagas, explica que o laboratório é inovador, pois foi desenvolvido a partir de um projeto da Faculdade de Educação da Uerj, dentro do sistema nomeado "Revoluti", que apresenta uma sala de aula do futuro, onde cada aluno tem o seu computador e as mesas permitem a formação de grupos de maneira mais ágil.

Segundo o pró-reitor de graduação, Renato Crespo, a outra unidade funcional de sala de aula (Ufasa) da UFF, Bloco H do Campus da Praia Vermelha, também ganhará, futuramente, laboratórios de informática. “Temos que criar estratégias de ensino e estar atentos às tecnologias. O nosso objetivo é propiciar a melhoria da formação acadêmica”, afirmou Crespo.

O diretor do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs), Leonardo Guelman, destacou que os laboratórios vieram para suprir as demandas dos cursos, tanto na área de pesquisa, quanto na área da graduação. “Na medida do possível, as aulas de informática virão para o Bloco A, tanto do curso de Estudos de Mídia, que já está aqui, quanto dos cursos de Comunicação, Biblioteconomia e Arquivologia.”

Antes de cortar as fitas para a abertura oficial da sala, o vice-reitor, Sidney Mello, parabenizou a luta dos professores pela busca de melhoria no ensino e destacou o fato de a universidade estar em constante transformação e crescimento. "Se não tivéssemos professores e administração com entendimento acadêmico forte, nós nunca flexibilizaríamos salas de aulas dessa forma", disse o vice-reitor.

Após a inauguração, foi apresentada, pelo fundador do estúdio Riachuelo Games e professor do Núcleo Avançado de Educação (Nave) da UFF, Antonio Marcelo, a palestra “Os games nossos de cada dia”. Na palestra, foram abordados temas como: mercado de trabalho, crescimento dos jogos e como o profissional de mídia se encaixa nesse mercado.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura o chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, Kleber Mendonça; o vice-coordenador do curso de Estudos de Mídia, Emmanoel Ferreira; a chefe do Departamento de Comunicação, Ana Baum; dentre outros professores e alunos.