Lais Merini
Jorge Mautner é um dos destaques
do Interfaces 2013

Fotos: Divulgação
Os músicos e compositores Zé Miguel Wisnik e Artur Nestrovski também marcam presença no evento

Maria Alice Poppe e Tato Taborda apresentarão o espetáculo que integra dança e música
Iacs promove edição 2013 do Interfaces
16/9/2013
Retificada em 17/9/2013
Gabriel Oliveira

O Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) realizará, de 23 de setembro a 9 de outubro, a edição de 2013 do Interfaces, projeto que articula a participação de artistas, realizadores e pesquisadores de diversos campos das artes e do pensamento. O evento será sediado no Iacs, Rua Lara Vilela, 126, São Domingos, Niterói. Dúvidas serão esclarecidas pelo telefone 2629-9873 e pelo e-mail programa.interfaces@gmail.com.

O Interfaces reconhece na universidade um laboratório propositivo de ideias, pesquisas e práticas formadoras, integrando arte, cultura, comunicação e informação. O evento também traça linhas de sensibilização e experimentação que permeiem fronteiras, expandam saberes e articulem as expressões artísticas e poéticas contemporâneas.

No campo da música, os destaques desta edição são o cantor e compositor Jorge Mautner, que se apresentará no dia 23 de setembro, das 18h às 20h, os cantores, compositores e escritores Zé Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski, que comparecerão ao evento para uma aula-show no dia 27, das 19h às 21h, e o músico Siba, para uma aula-show em 3 de outubro, das 19 às 21h.

Mautner já trabalhou em parceria com nomes como Caetano Veloso e Gilberto Gil e é o compositor de "Maracatu atômico". Wisnik já participou de diversas palestras no Brasil e no exterior e compôs músicas que foram interpretadas por Gal Costa, Djavan, Zélia Duncan, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Zizi Possi, enquanto Arthur Nestrovski é o atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de São Paulo e foi articulista da Folha de S.Paulo de 1992 a 2009 e editor da PubliFolha de 1999 a 2009.

Na temática música e dança, o espetáculo "Ao redor do tempo: para uma bailarina e um músico ao vivo", apresentado pela bailarina Maria Alice Poppe e o músico Tato Taborda, será o destaque do dia 24 de setembro, das 19h às 20h.

No cinema, os convidados em destaque são Adirley Queirós, realizador de "A cidade é uma só", que recebeu o prêmio especial do júri na Semana dos Realizadores no Rio de Janeiro como melhor filme, e Helvécio Marins, co-realizador do filme Girimunho, premiado nos festivais de cinema de Havana, Nantes, Mar Del Plata e Veneza. Queirós estará no Interfaces no dia 25 de setembro, das 14h às 17h, e Helvécio Marins em 3 de outubro, também das 14h às 17h.

As artes visuais terão como principais convidados da mesa "Reconfigurações da paisagem urbana: poéticas do grafite" os artistas Derlon Almeida que mescla o estilo grafite urbano com a arte de cordel; e Acme, primeiro grafiteiro a expor em uma galeria de arte no Rio de Janeiro e presidente da 1ª diretoria do Museu da Favela. Os dois participarão do evento no dia 26 de setembro, das 10h às 14h.

- Confira a programação completa