Cabeçalho UFF Noticias



Reforma e ampliação do setor ambulatorial do Huap oferecerá maior qualidade de atendimento
24/9/2013
Natasha Dias

O ambulatório do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) será reformado e ampliado para proporcionar maior qualidade no atendimento ao paciente, melhoria das condições de trabalho da equipe de saúde e criação de ambientes propícios ao ensino da prática dos profissionais da saúde. O setor é responsável por promover o diagnóstico e a orientação terapêutica de pacientes de média e alta complexidades.

Localizado no pavimento térreo, o ambulatório tem consultórios para atendimento às diversas especialidades, dentre elas: cardiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, mastologia, nefrologia, neonatologia, neurologia, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, urologia, fisioterapia, obstetrícia, reumatologia, oncologia, nutrição, serviço social, estomatologia, buco-maxilo-facial, realizando inclusive pequenas cirurgias ambulatoriais.

A média de atendimentos ambulatoriais realizados nos anos de 2011 e 2012 foi de cerca de 173 mil, entre consultas e procedimentos. Com a reforma proposta, esse número deverá aumentar em pelo menos 20%, passando a atender aproximadamente 34.600 novas consultas. A previsão de atendimentos por ano passará então para 200 mil.

O projeto de reforma e ampliação da área ambulatorial do Huap respeita a legislação vigente, para melhorar a infraestrutura de atendimento ao paciente e a humanização dos ambientes. Estão sendo planejados 78 consultórios, salas de exame, reestruturação do Centro Cirúrgico Ambulatorial e a projeção de um bloco de enfermagem contemplando sala de curativos, sala de medicamentos e pulsoterapia, sala de inalação e sala de serviço.

Haverá também a criação de balcões informativos para orientar os pacientes e controlar o fluxo de pessoas nas áreas dos ambulatórios. Toda a infraestrutura será dotada de soluções que, além de garantir o conforto térmico, acústico e de iluminação para os usuários, permitirão reduzir o consumo de energia elétrica e água. O projeto procurou favorecer a ventilação natural e a utilização de um sistema de captação de água de chuva e reuso de águas servidas.

Na primeira fase da obra será executada a ampliação de um segundo pavimento em estrutura metálica, com acesso em rampa de igual estrutura. Concluído o segundo pavimento, será iniciado o remanejamento de atividades para ele, permitindo a reforma e adequações do primeiro pavimento.

Todas as soluções foram projetadas visando garantir a segurança necessária ao ambiente hospitalar, de forma a reduzir o seu impacto ambiental. A obra encontra-se em fase de licitação, tendo o aviso de edital publicado da concorrência pública nº 01/2013, em 17 de setembro de 2013. A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2014.
UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)