Prala promove debates sobre os 40 anos do golpe militar no Chile
12/9/2013
Gabriel Oliveira

A Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (Prala), grupo de estudos sediado no Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) da UFF, promoverá, nos dias 17 e 18 de setembro, às 18h30, o ciclo de debates "Chile: 40 anos depois está desgastada a primavera humana?", abordando o golpe militar que houve no país em 1973. O evento, que será realizado no Auditório da Faculdade de Direito, Rua Presidente Pedreira, 62, Ingá, contará com a exibição de filmes e a realização de debates sobre esse período que marcou a história chilena.

Na terça-feira, dia 17, serão exibidos dois médias-metragens: "No es hora de llorar" (Chile, 1971), codirigido por Luiz Alberto Sanz e Pedro Chaskel, e "Unos pocos caracoles" (Chile, 1972), de Luiz Alberto Sanz. Em seguida, haverá um debate com o jornalista, professor e cineasta Luiz Alberto Sanz.

Na quarta-feira, dia 18, será exibido o longa-metragem "Volver a vernos" (Chile, 2002), de Paula Rodríguez, seguido de um debate com a realizadora audiovisual chilena e mestre em Comunicação pela UFF Valeria Venezuela.

A Prala reúne docentes e alunos dos departamentos de Cinema e Vídeo, Estudos Culturais e Mídia e Comunicação, além do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, e é aberto à participação de pesquisadores de outras unidades e instituições. O grupo de estudos tem como principal objetivo desenvolver pesquisas sobre a produção audiovisual na América Latina, com ênfase na atividade cinematográfica.