Colóquio internacional terá como tema educação, imaginário, mitanálise e utopia
6/8/2013
Paula Rodrigues

O 5º Colóquio Internacional Educação, Imaginário, Mitanálise e Utopia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, será realizado de 28 a 30 de agosto, no Auditório Florestan Fernandes e em salas do Bloco D do Campus Gragoatá, São Domingos, Niterói.

O objetivo do colóquio é promover discussões e reflexões sobre as práticas simbólicas que organizam a sociedade e a cultura dos grupos, além dos modos pelos quais são apropriadas pela educação, possibilitando o diálogo entre pesquisadores, docentes e estudantes de instituições brasileiras e estrangeiras que se dedicam às investigações dos temas.

O programa será constituído por conferências e mesas-redondas proferidas por professores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Unesp/Araraquara, da UniSinos, da IniPel, dentre outras universidades brasileiras.

Este ano, haverá também uma homenagem ao pensamento de Gilbert Durand, autor francês falecido em 2012, que recuperou no século XX a noção de imaginação, além do lançamento de livros e apresentações de trabalhos oriundos do próprio grupo de pesquisa proponente do colóquio.

As inscrições para o evento poderão ser realizadas no dia e local do evento ou antecipadamente conforme as orientações no site http://coloquioimaginario.blogspot.com.br/search/label/Inscri%C3%A7%C3%B5es%20-%20Condi%C3%A7%C3%B5es%20Gerais. No dia e no local do evento, será possível fazer a inscrição apenas como ouvinte, em dinheiro, na secretaria do evento, segundo os valores descritos no site.

- Confira a programação completa.