Comunidade da UFF tem até esta sexta-feira para atualizar dados sobre serviços da universidade
20/8/2013
Renata Cunha / Marcia Lomelino

Os servidores da Universidade Federal Fluminense têm até esta sexta-feira, 23 de agosto, para fazer o cadastramento e a atualização de dados sobre os serviços oferecidos pelos setores da universidade, no site Carta de Serviços ao Cidadão, em servicos.uff.br.

O cadastro é uma solicitação da Pró-Reitoria de Planejamento da UFF e atende a uma exigência da Controladoria Geral da União (CGU), com base nas diretrizes previstas no Decreto n° 6.392, de 11 de agosto de 2009, que institui a criação de uma Carta de Serviços ao Cidadão para cada órgão do serviço público federal. Dentre outras medidas, o chamado “decreto cidadão” propõe facilitar o atendimento público prestado à sociedade, com o uso de soluções tecnológicas simples e de linguagem acessível.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e também decano da UFF, Heitor Moura, o cadastramento das informações requeridas tem como finalidade não apenas atender às exigências da CGU, como cumprem um compromisso da universidade no que se refere à transparência dos dados públicos. “Essa ação vem em cumprimento às regras da CGU e há o interesse da universidade em manter um diálogo com a sociedade, permitindo que o cidadão tenha acesso às informações da instituição. Nosso objetivo é que todos se empenhem para a obtenção de todos os dados e elementos até a data estabelecida”, afirmou.

Para cadastrar serviços ou atualizar as informações já disponibilizadas, é preciso acessar a seção “Envie o seu serviço”, no site http://servicos.uff.br/temas. Lá, o usuário deverá preencher um formulário disponível também em tinyurl.com/c7e3me7.

O que é e como funciona o site

O site “Carta de Serviços ao Cidadão” reúne os serviços prestados pela UFF, com o objetivo de facilitar a vida do cidadão na busca por informações sobre a instituição.

Como um catálogo on line, o site apresenta, por tópicos, uma breve descrição, o órgão responsável, os contatos, as dúvidas mais frequentes e a legislação associada a cada serviço. A ideia é que o cidadão saiba se o serviço que ele procura é de fato oferecido e conheça os meios pelos quais pode entrar em contato com os realizadores da atividade. Por exemplo, no item “Pré-vestibular”, os usuários podem acessar os dados referentes aos cursos pré-universitários oferecidos na universidade.

Segundo João Fanara, coordenador do setor de mídia da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), este é um canal de informação direta, que organiza o conteúdo por serviços, para além da divisão por setores. Fanara acrescenta que o site é também uma ferramenta que possibilita a avaliação da qualidade das atividades prestadas e dos canais de atendimento. Isso porque o site tem um fórum no qual os usuários podem atribuir notas aos serviços, deixar sugestões e comentários, possibilitando a interatividade com o cidadão e a participação da comunidade na elaboração do portal.

Outras informações sobre o site Carta de Serviços ao Cidadão podem ser obtidas pelo e-mail midia@id.uff.br ou pelos telefones do setor de mídia da STI: 2629-3839 (ramal para o público interno da UFF) e 2629-2042 (público externo).