Programa de apoio para calouros oferece download gratuito de caderno de português e texto acadêmico
15/3/2011

Começo das aulas. A alegria em conseguir uma vaga na universidade pode dar lugar à insegurança diante dos conceitos e linguagens do mundo acadêmico. Pensando em combater a evasão e facilitar o processo de transição por que passam os alunos egressos do Ensino Médio, a Universidade Federal Fluminense criou em 2010 o Programa de Apoio Acadêmico (Proa²c). O projeto é coordenado pelo professor Paulo Trales e prevê a realização de cursos a distância e a edição de manuais interativos para as áreas de biologia, física, língua portuguesa, matemática e química.

Os livros têm dupla versão: uma impressa e outra virtual. O primeiro, "Desenvolvendo a competência comunicativa em gêneros da escrita acadêmica" (Editora da UFF, 94 p.), está disponível para download gratuito no site da Editora da UFF (www.editora.uff.br) no link "Biblioteca Livre". O manual traz as características dos diversos tipos de texto acadêmico - como resenha, fichamento, relatório, resumo e monografia - além de exercícios para testar os conhecimentos do aluno, com as respectivas respostas. A publicação conta, também, com uma breve revisão de coesão/coerência e regras da norma padrão da língua portuguesa. A segunda da série deverá ser lançada em junho, dedicada aos conceitos de biologia.

Aulas de revisão - No curso realizado em 2010, foram abertas 180 vagas, mas, por conta da grande procura, Paulo Trales pensa em ampliar o atendimento, este ano, para 400 alunos, em especial, dos cursos de Licenciatura. "Na Matemática, por exemplo, verificamos que alguns estudantes apresentavam dificuldade em entender o enunciado de uma questão ou mesmo o significado de algumas palavras ditas pelo professor, o que comprometia o processo de aprendizado. Antes de tudo, é preciso dominar a língua mater", explica Trales.
UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs)