Cine Arte UFF recebe diretor brasileiro em sessão popular
5/5/2015
Amanda S. Costa (Estagiária de Jornalismo)

Já está disponível a programação do Cine Arte UFF entre os dias 7 e 13 de maio. Há três títulos brasileiros entre as produções. Em “Últimas Conversas”, de 2014, o diretor Eduardo Coutinho entrevista estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro, que falam de suas vidas e expectativas para o futuro. Sessões de 7 a 13 de maio, às 17h40. Classificação livre.

Em sessão popular, o diretor Mauro Baptista Vedia, de “Jardim Europa”, participará de debate no dia 7, às 21h, com os professores de Cinema e Vídeo João Luís Vieira e Tunico Amâncio após o lançamento do filme, às 19h30. Os ingressos para esta sessão serão vendidos promocionalmente pela metade do valor, a R$ 4. Sessões, ainda, entre os dias 8 e 13, às 19h30, a preço regular.

O filme de 2011 trata da vida de uma família com situação financeira decadente, que não abdica do endereço em um bairro luxuoso. Eleonora e seus três filhos, Luís Felipe – um jovem escritor –, Ana Luiza e Mariana sofrem, então, uma reviravolta em suas vidas quando o pai, falido, reaparece. Classificação etária: 12 anos.

“Um Sonho Intenso”, lançado neste ano, do diretor José Mariani, será exibido entre os dias 8 e 13, às 21h10. Na trama, renomados economistas e historiadores discutem os avanços socioeconômicos do país e analisam os principais erros e acertos do processo de industrialização nacional. Classificação: 10 anos.

Único título estrangeiro da semana, “Winter Sleep – Sono de Inverno”, de 2014, é dirigido pelo turco Nuri Bilge Ceylan. Nele, Aydin é um ator aposentado que comanda um pequeno hotel na região da Anatólia Central, Turquia, com sua esposa Nihal, de quem ele se afastou emocionalmente, e sua irmã Necla, que ainda sofre com seu divórcio recente. No inverno, a neve desperta um tédio e ressentimento que fazem Aydin querer partir. Sessões às 14h. Classificação: 12 anos.

O Cine Arte UFF fica no Centro de Artes da UFF, Reitoria, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói.