UFF participa de programa de mobilidade internacional
13/4/2015
Patrick Rosa (Estagiário de Jornalismo)

A UFF participará do Programa de Mobilidade Redes Acadêmicas de Formação Docente da Organização de Estados Ibero-Americanos. O projeto objetiva o intercâmbio entre docentes envolvidos com a formação de professores para a educação básica, a fim de conhecerem a realidade dos países membros e alguns aspectos relativos ao processo educacional.

A participação do Brasil será por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A UFF foi uma das 15 universidades brasileiras contempladas nas ações do programa, o que permitirá a mobilidade de um professor do Pibid para o Chile e de um docente do mesmo país para uma semana de atividades na universidade.

O Pibid da UFF será representado no Chile, entre 13 e 17 de abril, pela professora Monica Silvestri, uma das coordenadoras de área de pedagogia no projeto em Niterói, e que contribuirá com o debate sobre a educação da primeira infância promovido pelo Ministério da Educação daquele país.

O campo temático escolhido para a missão de trabalho dos participantes, no Brasil, foi formação de professores. A programação prevê atividades nos “campi” de Niterói e de Angra dos Reis, com visitas a escolas públicas estaduais e municipais da educação básica, roda de conversa entre professor-convidado chileno, docentes e licenciandos e uma palestra do visitante.