Divulgação

O atual ministro e representantes das Instituições Federais de Ensino Superior do país.

Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro toma posse em Brasília
8/4/2015

O professor Renato Janine Ribeiro tomou posse nesta segunda-feira, 6 de abril, como novo ministro da Educação. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.

Presente à cerimônia de posse , o reitor da UFF Sidney Mello comemorou a escolha, ressaltando o perfil de Janine Ribeiro. “O novo ministro da Educação é antes de tudo um educador, um professor. Preconiza uma educação libertadora e inclusiva como base para a construção de uma sociedade mais justa.”, concluiu.

Renato Janine Ribeiro é o quinto ministro da educação a assumir a pasta desde o primeiro mandato do governo de Dilma Roussef. Antes dele, já ocuparam o cargo Fernando Haddad, Aloízio Mercadante, José Henrique Paim e Cid Gomes.

Perfil do novo ministro

Nascido em Araçatuba, interior de São Paulo, Ribeiro tem 65 anos e é professor de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo. Cursou graduação e doutorado na USP e mestrado na Universidade Sorbonne, em Paris. O atual ministro publicou 18 livros, entre eles “A sociedade Contra o Social: o alto custo de vida pública no Brasil (2000), que ganhou o Prêmio Jabuti 2001 na área de ensaios e ciências humanas. Entre 2004 e 2008 Ribeiro foi diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e nos anos 90 foi membro do conselho deliberativo do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).