Nota pública sobre o piquete realizado no Gragoatá (18/03)
18/3/2015

A administração da Universidade Federal Fluminense vem a público esclarecer os fatos relacionados ao novo bloqueio do acesso ao Campus do Gragoatá no dia de hoje, 18/3/2015.

Todo esforço da administração da universidade tem sido o de restabelecer o acesso às suas instalações no Campus do Gragoatá de forma serena, negociada e transparente. Infelizmente, entretanto, um pequeno grupo de pessoas insistiu, no dia de hoje, em impedir que quaisquer indivíduos entrassem no Campus do Gragoatá, sejam eles servidores, professores ou alunos, o que impediu, mais uma vez, a realização de aulas, encontros acadêmicos, defesas de dissertações e teses e até mesmo o funcionamento da creche e do Restaurante Universitário.

A motivação alegada para o indevido bloqueio era o apoio ao movimento dos funcionários da empresa Croll que tinham seus salários de fevereiro atrasados. Considerando que a referida firma informou aos seus funcionários que os salários serão creditados até dia 20/3, o sindicato da categoria enviou ofício para a universidade, afirmando que "não estão estão fazendo nem apoiando qualquer manifestação ou movimento grevista nas dependências da UFF no qual impeça o livre trânsito das pessoas".

Portanto, não há qualquer motivo para que não sejam retomadas normalmente todas as atividades no âmbito do Campus do Gragoatá amanhã. Entretanto, como o bom senso não prevaleceu nesses dois dias de bloqueio do acesso ao referido campus, apesar do reconhecimento por parte da universidade das dificuldades enfrentadas por esses trabalhadores e sua efetiva disposição de negociar uma solução com todos os envolvidos, informamos tais graves fatos à Advocacia-Geral da União que, por sua vez, obteve uma liminar na Justiça Federal que garante o direito constitucional de ir e vir.

Sidney Mello - Reitor
Antonio Nobrega - Vice-reitor

Leia na íntegra o comunicado do sindicato da categora http://www.uff.br/sites/default/files/oficio_no0137-2015.pdf