Eduff promove lançamento coletivo na Livraria da Travessa
12/3/2015
Divulgação Eduff/Jéssica Rocha (Estagiária de Jornalismo)

A Editora da UFF (Eduff) acaba de publicar três livros que reforçam a disciplina História Rural,que estuda questões agrárias, movimentos sociais no campo, conflitos pela terra, escravidão e trabalho. As obras serão lançadas no dia 18 de março, às 17h, na Livraria da Travessa, Rua Sete de Setembro, 54, Centro, Rio de Janeiro.

Os livros são “O rural à lagauce” e “Right to land in Brazil: the gestation of the conflict 1795-1824”, de Marcia Maria Menendes Motta, e “Os chãos dos biafadas”, de Manuel Bivar, que ganhou o Prêmio Império pela melhor dissertação defendida em universidades dos países de língua portuguesa sobre temáticas relacionadas com a história da agricultura.

Em “O rural à la gauche”, Marcia Motta propõe o entendimento de quais eram as interpretações do passado que alimentavam as pesquisas dos historiadores sobre o contexto rural, pelo pensamento de esquerda, entre os anos de 1955 e 1996. Para isso, busca reconstruir os argumentos dos autores estudados, refazendo, no que lhe é possível, o percurso da construção da obra, a partir das notas e da análise dos estudiosos com os quais aqueles dialogam. Nesse caminho, a autora ainda avalia as condições históricas que permitiram a produção daqueles textos, bem como a recepção das obras e seu impacto. Na lista dos historiadores analisados, destacam-se Nelson Werneck Sodré, Maria Yedda Linhares, Ciro Cardoso e Caio Prado Júnior.

O livro “O direito à terra no Brasil” ganha versão em inglês com a publicação de “Right to land in Brazil...” Fruto de longa pesquisa em arquivos lisboetas, entre pareceres de juristas e textos produzidos por memorialistas, Marcia Motta discutepropostas e princípios elaborados entre os séculos XVI e XVII, para um sistema de sesmarias em áreas coloniais, especialmente o Brasil, e a questão do direito à terra.

Já em “Os chãos dos biafadas”, Manuel Bivar descreve no capítulo de abertura, os obstáculos encontrados durante o processo de pesquisa para sua dissertação de mestrado, que deu origem ao livro. Ao longo dos cinco capítulos seguintes, o autor relata antigas histórias da região, baseadas em textos descobertos durante o trabalho, e as narrativas das diversas “matrilinhagens” biafadas, um povo repleto de mitos, convertido ao islamismo.








RSS RSS: receba as notícias

















UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)