Fotos: Felipe Gelani

André Telucazu Kondo é premiado com o 1° lugar na categoria Poesia



Nilson Lattari foi o vencedor na categoria Crônica



Benito Petraglia recebe seu troféu de vencedor na categoria Conto



Atores encenam os textos vencedores

Editora da UFF realiza Prêmio de Literatura 2014 com inspiração no futebol
18/12/2014
Fernanda Atalla (Estagiária de Estudos de Mídia)


A Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) realizou o 8º Prêmio UFF de Literatura nesta quarta-feira, 17 de dezembro, às 18h, no Teatro da UFF. Na cerimônia, além de divulgado o resultado final do concurso literário com tema “Aquele Dia, Aquele Jogo”, também foi lançada a antologia com poesias, contos e crônicas composta por 20 textos selecionados em cada categoria.

Realizado em âmbito nacional, o concurso contou com textos inéditos e selecionou 60 candidatos, 20 em cada gênero. Os primeiros colocados receberam o Troféu Itapuca, um laptop e dez exemplares da antologia. Os segundos lugares receberam oito exemplares e os terceiros, cinco.

A cerimônia teve como novidade a tradução simultânea para libras, a cargo da equipe da Divisão de Acessibilidade e Inclusão Sensibiliza UFF. Além disso, a cada anúncio dos vencedores, houve encenação dos textos premiados pelos atores do Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (Nepac).

O diretor da Eduff, Mauro Romero, destacou a importância do concurso. “Na verdade, somos todos vitoriosos, com cada um construindo seu papel nessa premiação. O Prêmio UFF de Literatura abre portas para novos escritores e isso ilustra a função da nossa editora”, afirmou.

O autor André Telucazu Kondo foi o primeiro lugar do gênero poesia com o texto “Pés descalços”. Ele explica que ter ficado em 2º lugar no prêmio em 2009 foi um dos motivos que o fez continuar a escrever. “Estou muito surpreso e vendo esse troféu de primeiro lugar, vejo que fiz certo em persistir nesse caminho que hoje se tornou a realização de um sonho”, afirmou. Os segundos e terceiros lugares foram, respectivamente, Nédia Sales e Regina Prieto.

Nilson Lattari, escritor de “Um jogo em dois tempos”, ficou em primeiro lugar na categoria crônica. “Ganhar é sempre bom, mas ver seu texto representado e lido por outro em uma representação vai mais além porque o autor passa a ser leitor”, conta o vencedor. Os outros premiados foram Afonso Caramano, em segundo lugar, e Rita Magnago, em terceiro.

Na categoria conto, venceu o escritor Benito Petraglia com “O final” e os classificados em segundo e terceiro lugares foram, respectivamente, Carlos Benites e Samuel Vitorino. “Estou alegre e surpreso. O tema deste ano com certeza facilitou para mim e eu pude associar futebol com política, ao descrever a situação da ditadura na copa de 1970”, conta Petraglia.

“A UFF estimula a leitura e dá asas à imaginação. Esperamos um 9º prêmio e que continuemos a dar espaço a novos autores e leitores”, disse a coordenadora da pós-graduação stricto sensu da UFF, Ana Paula Miranda, que representou na cerimônia o reitor da UFF, Sidney Mello. Ela ainda destacou o tema deste ano, que se mostrou desafiador e motivador por se inspirar no futebol.

O concurso teve apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFF e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, e contou também com o patrocínio da Fundação Euclides da Cunha e da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.








RSS RSS: receba as notícias

















UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)