UFF inaugura Laboratório Holográfico
no dia 10

3/11/2014
Jéssica Rocha (Estagiária de Jornalismo)

O Laboratório Holográfico do Programa Telessaúde será inaugurado no dia 10 de novembro, às 14h, no Mequinho, Avenida Jansen de Melo, 174, Centro, Niterói. O programa é uma das ações decorrentes do Acordo de Cooperação Técnica, Acadêmica e Científica entre a UFF e a Marinha do Brasil.

O projeto inova ao incluir a tecnologia de holografia para propiciar apoio ao diagnóstico, orientação e supervisão à distância e em tempo real, suprindo a necessidade de interação de ações de profissionais de saúde em regiões remotas com especialistas da universidade localizados em Niterói.

Focalizando um público-alvo distanciado de centros urbanos e localizado em regiões de difícil acesso, o planejamento do projeto incluiu a apropriação do conceito de telepresença e introdução às telecomunicações, ampliando, assim, a abrangência do princípio da interdisciplinaridade.

Na primeira fase do projeto, serão promovidos atendimentos simulados em uma avaliação multidisciplinar com pacientes da neurologia e geriatria do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) e do Mequinho, com o objetivo futuro de realizar atendimentos com pacientes na região Norte do Brasil. "O laboratório é voltado para interiorizar o atendimento na área de cognição dos idosos da Amazônia, que não têm o aparato tecnológico dos grandes centros", disse a coordenadora técnica do projeto, Jamaci Lima.

O laboratório é tecnologicamente financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com contrapartida de infraestrutura da universidade, instalado em dependências do Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso/Serviço de Geriatria (Crasi) do Huap.

No âmbito da UFF, o acordo entre as instituições é gerenciado pelo Núcleo de Estudos de Tecnologias Avançadas (Netav) da Escola de Engenharia, sob a coordenação do professor Julio Cesar Dal Bello.

Programa Telessaúde

O Programa Telessaúde nasceu do convite feito por representantes da Marinha e do Netav a um grupo de pesquisadores da UFF especializados no tema do envelhecimento humano, para elaborar um projeto que aproveitasse ações da Marinha do Brasil dirigidas a populações com dificuldades de acesso às açõesde saúde pública.

Em 2012, foi proposto o projeto Atenção à Saúde Integral do Idoso, com Apoio da Tecnologia da Telepresença, orientado para ações de neuropsicologia. Em parceria com o Crasi da UFF, os pesquisadores atuam na assistência aos idosos que são atendidos pelo Huap, permitindo ações de saúde integral para os idosos ribeirinhos dos afluentes do Rio Amazonas, que fazem parte do público-alvo das ações da Marinha por intermédio dos Navios da Esperança, como são conhecidos.









RSS RSS: receba as notícias

















UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)