Trabalho do Instituto de Humanidades e Saúde é premiado
18/11/2014
Felipe Gelani (Estagiário de Jornalismo)

O trabalho "Dificuldades vivenciadas pelo portador de HIV/Aids, sob a ótica de seus familiares" foi premiado em 1º lugar, pela terceira vez consecutiva, no 5º Macaenf, evento realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ocorrido de 4 a 6 de novembro.

O projeto foi desenvolvido pelos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gerência e Ética em Enfermagem da UFF (Gepegen/UFF), e foi coordenado pelas professoras Cláudia Dantas e Fernanda Dantas, do curso de Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde do Campus de Rio das Ostras.

Escrito pela bolsista Pibic/CNPq Carolina Amorim, o trabalho obteve o Prêmio Professor Aluisio Teixeira. A premiação é destinada a trabalhos científicos concluídos de pesquisa e/ou extensão que apresentem como características substanciais a interdisciplinaridade, a integração acadêmica institucional e/ou interinstitucional e o impacto para a sociedade.

Segundo a professora Cláudia Dantas, o Gepegen/UFF tem a finalidade de gerar e disseminar conhecimento a partir do processo de gerenciar, cuidar e ensinar que se desenvolve entre o aluno ou profissional de enfermagem e os diversos sujeitos com quem se relaciona, seja na universidade, no ambiente de trabalho ou junto à comunidade. "É um grupo certificado pela UFF em 2011, possui quatro linhas de pesquisa e, desde então, já teve seis trabalhos premiados em eventos internos e externos à UFF, além de publicação de livros, capítulos de livros em parcerias com renomados pesquisadores, artigos, dentre outras publicações", informou.