Professora do Instituto de Letras organiza coletânea pela Eduff
26/11/2014
Felipe Gelani (Estagiário de Jornalismo)


A Coletânea Orações Relativas no Português Brasileiro: Diferentes Perspectivas será lançada pela Editora da UFF (Eduff), no dia 27 de novembro, às 18h30, no Auditório Ismael Coutinho, Campus do Gragoatá, Bloco C, sala 218, São Domingos, Niterói. A obra trata do crescente interesse de estudiosos sobre as orações relativas. Para alguns teóricos, essas expressões parecem refletir universais psicológicos e socioculturais que contribuem para o entendimento da natureza do pensamento humano e da interação social.

Organizada pela professora Mariangela Rios de Oliveira em parceria com o professor Edvaldo Balduino Bispo, a coletânea busca reunir visões diferentes com o intuito de esclarecer os mecanismos que, em última instância, motivam os padrões oracionais que caracterizam o português no Brasil. Os artigos estão organizados em três partes, cada uma delas representando uma abordagem teórico-metodológica corrente na linguística desenvolvida no país: a formal, a variacionista e a funcional.

Na coletânea são apresentados os principais modelos formulados para descrever a estrutura sintática das orações relativas das línguas naturais. Em outro tópico dedicado à abordagem variacionista são revisitados trabalhos pioneiros sobre as orações relativas, descrevendo as mudanças relacionadas à história dos textos, dentre outros assuntos.








RSS RSS: receba as notícias

















UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)