RSS RSS: receba as notícias


Novos prédios da UFF devem ser entregues em 2015
18/11/2014

Marcia Lomelino

Entre os dias 4 e 13 de novembro, o reitor Roberto Salles, representantes da Superintendência de Arquitetura e Engenharia, diretores de unidades e professores da UFF visitaram algumas das obras que estão em andamento na universidade e que deverão ser entregues no primeiro e no segundo semestres de 2015. Juntas, as oito construções visitadas representam um investimento de, aproximadamente, R$ 250 milhões e ocupam uma área de 78.259,02 metros quadrados.

Além de ações de sustentabilidade, as novas edificações têm projetos de acessibilidade que preveem a construção de rampas de acesso; sanitários masculino e feminino para portadores de necessidades especiais, em todos os pavimentos; comunicação visual com piso podotátil direcional e de alerta; sinalização vertical para deficientes visuais, mapa tátil e identificação em Braile nos ambiente. Confira os novos prédios:


Faculdade de Medicina

Faculdade de Medicina - Foto: Paula Fernandes

A sede da Faculdade de Medicina já está em fase de conclusão da estrutura de concreto armado dos pavimentos. O edifício, que fica no Hospital Universitário Antônio Pedro, terá oito andares de 700 metros quadrados e um subsolo.

Serão 15 salas de aula e sete salas de aulas práticas, que incluem laboratórios com manequins e laboratórios didático-pedagógicos em análises clínicas e análises microbiológicas. Há, ainda, um auditório de aproximadamente 110 lugares.

Dentre as ações sustentáveis, destaca-se a cobertura de teto verde para captação de águas pluviais para uso próprio, além do sistema de reúso de águas cinza.


Campos dos Goytacazes

Campus de Campos dos Goytacazes - Divulgação

Os dois prédios da UFF em construção no município de Campos dos Goytacazes deverão atender aos 3,5 mil alunos dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Psicologia e Serviço Social. As edificações de 14 pavimentos servirão como Unidades Funcionais de Administração e Salas de Aula (Ufasa), com 42 salas de aula, 152 salas para diferentes fins, além de 11 laboratórios e uma biblioteca.

Uma das soluções sustentáveis dos prédios novos é a criação de um sistema de reutilização de águas pluviais que servirão às bacias sanitárias, mictórios e torneiras de limpeza do térreo.


Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs)

Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) - Foto: Paula Fernandes

Localizadas no Campus do Gragoatá, as novas instalações do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) serão compostas por quinze blocos de dois pavimentos, com 521,36 metros quadrados cada. Eles abrigarão 40 salas de aulas e 60 salas destinadas a laboratórios, setores administrativos e de serviços gerais.

Os novos prédios irão atender os cursos de graduação em Comunicação Social, Produção Cultural, Cinema, Arquivologia, Biblioteconomia e Estudos de Mídia, além das pós-graduações em Ciência da Informação, Comunicação, Cultura e Territorialidades, Estudos Contemporâneos das Artes e Mídia e Cotidiano.

O projeto também composta ações sustentáveis, como a construção de castelo d’água para abastecimento próprio e a criação de uma subestação elétrica com capacidade para que fornecerá energia não apenas aos prédios em construção, mas também à expansão no entorno.


Instituto de Química

Instituto de Química - Foto: Paula Fernandes

O novo prédio do Instituto de Química, no Campus da Praia Vermelha terá cinco pavimentos, com nove salas de aula, 22 laboratórios para graduação e 60 para pesquisa. O edifício contará, ainda, com um sistema de reúso para águas pluviais, instalação de estação de tratamento de esgoto químico e sistema de captação e tratamento dos gases químicos das capelas para ácidos e bases.

O Instituto também é responsável por disciplinas dos cursos de Química, Química Industrial, Biomedicina, Ciências Biológicas; Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicação, Física, Farmácia, Nutrição e Veterinária.


Instituto de Biologia

Instituto de Biologia - Foto: Danilo Moreira

Localizado no Campus do Gragoatá, o novo prédio do Instituto de Biologia terá cinco pavimentos, 13 salas de aulas e 223 unidades de laboratórios e salas para setores administrativos e de serviços gerais.

As ações sustentáveis do projeto incluem a instalação de sistema de reuso para águas pluviais, a instalação de estação de tratamento de esgoto químico e biológico, o sistema de captação e tratamento dos gases químicos das capelas.

No prédio novo, funcionarão os curso de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas; os programas de pós-graduação de Ciências e Biotecnologia e de Neurociências e de Biologia Marinha; e os mestrados profissionais em diversidade e Inclusão e de Biotecnologia em Saúde Animal e Humana, aprovado recentemente e que irá abrir a primeira turma em 2015. O Instituto também ministra as disciplinas básicas de todos os cursos de graduação da área de saúde e de alguns da área tecnológica.


Instituto de Geociências


Com cinco pavimentos, um subsolo e dois mezaninos, o novo prédio do Instituto de Geociências no Campus da Praia Vermelha deverá atender os cursos de graduação de Geografia, Geofísica e Ciência Ambiental e os cursos de pós-graduação de Geografia e Dinâmica dos Oceanos e da Terra.

Estão em construção 16 salas de aula multiuso, 30 laboratórios e salas de outro tipo, e 40 salas destinadas a gabinetes e setores administrativos e de apoio.


Faculdade de Farmácia

Faculdade de Farmácia - Divulgação

A Faculdade de Farmácia ganhará também ganhará um novo espaço no Campus da Praia Vermelha. O prédio de cinco andares terá dez salas de aula multiuso, 44 laboratórios e salas de outros tipos e 68 espaços destinados a gabinetes e setores administrativos.

Além do curso de Farmácia, a nova estrutura irá atender os cursos de graduação em Química e de Engenharia Química; os programas de pós-graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde e em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica; a residência em Farmácia Hospitalar, e a especialização em Ciência dos Medicamentos e Alimentos.

Algumas das soluções sustentáveis do projeto são a construção de um telhado verde e se um sistema de captação para reutilização das águas pluviais.


Instituto de Computação

Instituto de Computação - Foto: Paula Fernandes

Localizados no Campus da Praia Vermelha, os dois novos prédios do Instituto de Computação terão cinco pavimentos. Um dos prédios comportará 20 salas de aula, o outro 29 laboratórios.

As novas instalações deverão atender aos estudantes dos cursos de graduação presencial em Ciência da Computação, Sistemas de Informação; curso à distância de Tecnologia de Sistemas de Computação; cursos do Programa de Pós-graduação em Computação. O Instituto de Computação também é o responsável por diversas disciplinas optativas e obrigatórias de vários cursos de graduação da UFF, atendendo cerca de mil alunos.



UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)