Fotos: Patrick Rosa

O reitor; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; o diretor do Instituto de Física e a diretora da Agir realizam o descerramento das placas do Instituto de Física e da Agência de Inovação

Público, composto por diretores, coodernadores de curso, alunos e professores, prestigia a cerimônia de inauguração dos novos espaços

Pavimento destinado à Agência de Inovação

Instituto de Física e Agir inauguram espaços
14/11/2014
Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

Na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro, foi inaugurado, no Campus da Praia Vemelha, o novo prédio do Instituto de Física e entregue o espaço cedido para o funcionamento da Agência de Inovação (Agir). Participaram da cerimônia o reitor Roberto Salles; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Andrea Latge; o diretor do Instituto de Física, Jurgen Fritz; e a diretora da Agir, Fabiana Leta, dentre outros.

Chamado de Torre da Física, a construção tem em torno cinco mil metros quadrados e cinco pavimentos, conta com auditório para eventos (primeiro andar), sede de parte da Agir (segundo andar), sala para departamento, coordenação, administrativo e gabinete de professores ( terceiro e quarto andar).

Jurgen Fritz ressaltou que a entrega do prédio se inscreve em um grande conjunto de obras que está transformando a universidade. “Essa expansão também se reflete na pós-graduação, atividades de pesquisa e extensão, além da graduação. É preciso crescer qualitativamente também. E é essa tarefa para a qual a nova administração da UFF precisa se voltar, e desde já, nós, do Instituto de Física, nos dispomos a dar nossa contribuição para esse desafio que vamos enfrentar.”

Na ocasião, Roberto Salles agradeceu à sua equipe pela contribuição nesses oitos anos de gestão, que se encerram no final de novembro. “Tentamos fazer o máximo possível, mas ainda há muito a ser feito, como avançar na pesquisa, na pós-graduação, mais programas de assistência, parcerias com empresas e cada vez mais aproveitar o nosso saber para poder produzir trabalhos e pesquisas que possam beneficiar a nossa sociedade.”

Agir

A Agência de Inovação vai ocupar todo o segundo andar da Torre de Física. Além da Agir, o local vai comportar alguns comitês da universidade, como o de Patrimônio Genético. Fabiana Leta destaca que a Divisão de Capacitação e Articulação e o Escritório de Transferência de Conhecimento vão funcionar no novo espaço. “Queria agradecer ao colegiado do Instituto de Física por ter disponibilizado esse espaço para a gente poder dar continuidade ao nosso trabalho”, afirmou.

Criada em 2009, a Agir tem como objetivo gerar e disseminar tecnologias inovadoras, possibilitando a efetivação de parcerias, e transformar ideia em produto ou processo novo para utilização na indústria, no comércio, na ciência ou em uma nova leitura do social.