Campus de Rio das Ostras divulga agenda de eventos para novembro
6/11/2014
Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

O Campus de Rio das Ostras divulgou a agenda de eventos para o mês de novembro que incluem palestra, curso de extensão, roda de conversa, inscrição para curso de mestrado e ação preventiva.

Alunos da disciplina de Preservação do Patrimônio Cultural, ministrada pela professora de Produção Cultural Adriana Russi, promovem o 1º Circuito de Palestras sobre Patrimônio Cultural do Campus de Rio das Ostras. O evento será realizado nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro, sempre às 18h, no auditório da do campus. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas on-line pelo site http://goo.gl/forms/lp0QGGWtgF. Os participantes receberão certificado de participação nas palestras. Outras informações pelo e-mail patrimoniouff@gmail.com.

O Laboratório de Neurociências e Comportamento de Rio das Ostras está com inscrições abertas para os cursos de extensão Neurociências e Educação e Neurociências e Educação: Repensando o Método Científico. Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail neurocienciaseducacao@hotmail.com. O curso Educação em Neurociências, a ser realizado de 12 a 19 de novembro, às terças e quartas-feiras, das 18h às 22h, oferece 30 vagas e tem inscrição até o dia 7 de novembro. Já o de Neurociências e Educação: Repensando o Método Científico contará com 25 vagas e ocorre de 6 de novembro a 4 de dezembro, às quintas-feiras, das 8h às 10h30.

O curso de Psicologia de Rio das Ostras promove no dia 7 de novembro, às 17h , a roda de conversa “Coletivos e Resistência", às 17h , no auditório do campus. O evento, organizado pela professora de Psicologia Alessandra Daflon, contará com as mesas-redondas "Entre Vinagre e Pimenta: Autonomia, Geracionalidade e Novos Arranjos Político-Subjetivos nos Movimentos Sociais Contemporâneos a Partir de Junho de 2013", coordenada pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ Alexandre Bárbara Soares, e "Drogas, Contracultura e as Novas Políticas de Subjetividade", com o pesquisador de Justiça Global Rafael Dias.

No dia 7 de novembro, às 9h, o projeto UFF/Rio das Ostras Informa recebe três turmas de alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Cinamomo, do Bairro Nova Esperança daquele município. Coordenado pela bibliotecária Zilma de Jesus com apoio de estudantes da UFF, a iniciativa tem como objetivo apresentar aos pré-vestibulandos a universidade, os cursos de graduação, esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho por meio de palestras e visitas, dentre outros.

Até o dia 13 de novembro, estão abertas inscrições para preenchimento de 35 vagas para o curso de mestrado profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais do Instituto de Ciência e Tecnologia. O curso é gratuito e está destinado a profissionais de engenharia, ciência da computação, administração e outras áreas afins, de acordo com o colegiado do programa. As inscrições serão efetuadas de segunda-feira a quinta-feira, das 14h às 20h, na Secretaria do Instituto de Ciência e Tecnologia, Rua Recife, Jardim Bela Vista. Os documentos solicitados são requerimento de inscrição; uma foto 3x4; cópias da carteira de identidade, do CPF, do histórico escolar do curso de graduação, do currículo Lattes (CNPq), do diploma, do plano de pesquisa; e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

O curso de Enfermagem do Campus de Rio das Ostras, em parceria com Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, realiza ações preventivas para a detecção precoce ao câncer de mama e colo do útero. Dando continuidade às atividades da "Caravana Outubro Rosa", o evento ocorre em 11 de novembro, das 13h às 17h, naquele campus. O evento, organizado pelas professoras de Enfermagem Jane Quitete, Rosana de Castro, Márcia Maria Guimarães e a monitora de Saúde da Mulher Marília Cuzzuol Sales, oferecerá à comunidade acadêmica e local exames de HIV 1 e 2, sífilis, de mama, de Papanicolau (preventivo), verificação de pressão arterial e de índice de massa corporal, além da distribuição de preservativos. Para ser atendido, o interessado deverá levar a carteira de identidade e o cartão do SUS.