Fotos: Fernanda Atalla

Reunião na Prefeitura tratou da cessão do Cinema Icaraí
e do acordo para repasse de recursos para o Huap

O prefeito Rodrigo Neves assina a
lei de cessão da parte do Cinema Icaraí

O diretor do Huap, Tarcísio Rivello,
e Rodrigo Neves após assinatura do acordo

Sancionada lei que cede Cinema Icaraí para a UFF
31/10/2014
Amanda Oliveira (Estagiária de Jornalismo)

A assinatura da lei de cessão para a UFF da parte do Cinema Icaraí que pertencia à Prefeitura de Niterói foi sancionada durante encontro que reuniu o reitor Roberto Salles e o prefeito Rodrigo Neves, nesta quinta-feira, 30 de outubro. Com a sanção, a UFF passa a ter posse integral do prédio que será transformado em espaço multiuso, que abrigará um centro cultural, com sala de música, cinema e salas de exposições de arte; um centro de lazer, com espaços de convivência, alimentação, recreação e salas para ensaios e apresentações; e um espaço para salas empresariais.

Para Roberto Salles, a aquisição do Cinema Icaraí é reflexo do processo de expansão pelo qual a universidade tem passado nos últimos anos. “Esse passo complementa os 180 mil metros quadrados que estamos deixando a mais para a UFF, que foram feitos nestes oito anos. Em 50 anos, a UFF construiu 240 mil metros quadrados. Isso equivale dizer que é um Maracanã e meio”, afirmou.

Rodrigo Neves destacou a importância do trabalho conjunto da atual gestão da universidade com o município. “Estamos intensificando as parcerias com a UFF, um patrimônio do Brasil e referência para a cidade. É um orgulho para Niterói ter uma grande universidade federal”, disse o prefeito, que também salientou a aprovação da lei por unanimidade pela Câmara dos Vereadores.

Atualmente, o processo de reforma do Cinema Icaraí está na fase de elaboração dos projetos básicos e executivo, que deverão ser entregues em dezembro deste ano. Após a finalização dessa etapa, será iniciada a licitação para contratação da empresa responsável pela execução da obra de reforma.

UFF e Prefeitura firmam acordo de investimentos no Huap

Durante o encontro, também foi assinado acordo entre a Prefeitura de Niterói e o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) que prevê o repasse mensal de R$ 3 milhões de recursos de financiamento do Ministério da Saúde, por meio da Fundação Municipal de Saúde, para o Huap. Em contrapartida, o hospital prestará serviços para a Região Metropolitana 2, que engloba os municípios de Niterói, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.

O diretor do Huap, Tarcísio Rivello, destacou a importância do hospital universitário para a formação dos estudantes da área de saúde. Segundo Rivello, além do atendimento à população, o hospital é um espaço de formação crítica e acadêmica de futuros médicos e enfermeiros.

A reunião, que ocorreu no gabinete do prefeito, contou com a presença do presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz; do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bagueira; da secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira; e de vereadores representantes da câmara.