Divulgação

Reitor da UFF e Diretor do Huap (no canto, à direita) com a equipe responsável pela reforma

Reitor da UFF visita obras do complexo ambulatorial do Huap
20/10/2014
Renata Cunha (SCS) / Divulgação Huap

O reitor Roberto Salles visitou as futuras instalações do complexo ambulatorial do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), que passa por obras de reforma e ampliação. A visita ocorreu no dia 14 de outubro, com a presença do diretor-geral do hospital, Tarcísio Rivello, e da arquiteta e urbanista responsável pelo projeto, Cristiane Cabreira, vinculada à Gerência de Projetos e Obras do Huap.

O projeto do novo ambulatório prevê a reestruturação das salas de pequenas cirurgias para o centro cirúrgico ambulatorial, projeção de um bloco de enfermagem com sala de curativos, construção de sala de medicamentos e pulso terapia, sala de inalação, salas de serviços e salas de reunião para estudo e discussão de casos clínicos, além de 81 consultórios e salas de exame. No espaço do ambulatório, estarão dispostos balcões informativos para orientação e atendimento aos pacientes, e salas de espera amplas e confortáveis, o que proporcionará melhoria organizacional e de atendimento aos pacientes, além gerar rotas de fuga alternativas. Orçada em R$ 12,6 milhões, a obra tem previsão de conclusão no início de 2016.

Roberto Salles ressaltou as benfeitorias realizadas no Huap desde 2006, quando iniciou seu mandato como reitor, e considera que o hospital está bem melhor do que no início da gestão. Ele também destacou a humanização e a recuperação de diversos espaços, como o subsolo e o setor de infectologia (DIP), que se equiparam à estrutura de hospitais de ponta.“O Huap dá um novo passo nas obras do ambulatório com a colocação dos pilares. Isso é um marco. Teremos um futuro bem melhor e surpresas boas, principalmente para a população”,afirmou Salles, acrescentando que o reitor eleito, Sidney Mello, dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela atual gestão.

O diretor do Huap destacou o investimento feito visando à melhoria e à adequação do espaço físico do ambulatório. O projeto respeita a legislação vigente, em especial, as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), buscando ajustá-lo aos melhores padrões de um hospital universitário. “A reforma exigiu da direção do hospital encontros e diversas reuniões com as chefias médicas dos diferentes serviços, a fim de identificar a demanda e viabilizar a reforma do complexo ambulatorial”, explicou.

Autoridades também visitaram o ambulatório provisório, no quinto e sexto andares do Anexo 2. “Qualquer mudança impõe sacrifícios e novos modos de realizar o que se faz cotidianamente. Alocar a maior parte dos consultórios no quinto e sexto pavimentos possibilitou ao Huap recuperar uma área que há anos permanecia degradada e inabitável, de aproximadamente 1,2 mil metros quadrados”, disse Rivello.